Balneário é a principal área de lazer dos cachoeirenses. Fotos: Cacau Moraes.
A Praia Nova localizada às margens do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul atraiu um grande número de veranistas neste final de semana. A principal área de lazer do município neste domingo (17), por exemplo, sob os olhares dos guarda-vidas da Operação Verão e com uma temperatura na casa dos 40 graus, os cachoeirenses lotaram as dependências do balneário, que ainda precisa de uma atenção maior da Prefeitura.
A área de banho foi demarcada, mas muitos veranistas se arriscaram em outras partes da prainha, principalmente, nas proximidades do trajeto utilizado pela Balsa Deus do Jacuí, que faz a travessia de veículos pesados entre o balneário e a Rua Moron. Faltou lugar para estacionamento de carros e o público ainda se deparou com muito entulho, resultado de três inundações do Rio Jacuí, que alagou toda sua região ribeirinha.
O Rio Jacuí está na sua cota normal que é de 18 metros, mas mesmo assim, os guarda-vidas alertaram os veranistas dos cuidados, que precisam ser tomados devido à forte correnteza. O calorão levou público também nas imediações da Praia Velha – margem oposta à Praia Nova – Nesta área não tem serviço de guarda-vidas, mas os banhistas aproveitaram o local – a maioria famílias com crianças.
BALNEÁRIO NECESSITA DE INFRAESTRUTURA
A Praia Nova necessita de urgente atenção da Prefeitura. Sinalização, área de estacionamento, lixeiras e instalação de quadra de esportes são algumas providências que precisam ser tomadas. Com a demolição dos bares, é urgente também a definição para o serviço de food truck, que a Prefeitura informa que será providenciado.
PRAIA NOVA PRÓPRIA PARA O BANHO
O boletim divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na sexta-feira (15), o primeiro do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024, liberando a Praia Nova para banho, foi também outro ingrediente para o público se dirigir ao balneário.
Dos 89 pontos analisados no Estado, 77 estão próprios para banho, incluindo, portanto, a Praia Nova, em Cachoeira do Sul.