Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade que você não deve perder. Se for um emprego no qual você está interessado em ser eficaz e quer passar uma boa imagem, há aspectos que você deve cuidar até os mínimos detalhes.
Um desses aspectos a ser considerado é o perfume. A fragrância que você usa é uma oportunidade de marcar sua presença em um lugar e de transmitir uma mensagem não verbal às pessoas que se aproximam de você. É uma ótima maneira de ser lembrado e deixar uma impressão positiva, como uma pessoa que cuida de sua imagem, de sua higiene e da maneira como se apresenta aos outros.
Portanto, se você tiver uma entrevista de emprego e quiser saber como esses aspectos podem ser ajustados para melhorar seu desempenho, aqui estão algumas dicas que serão muito úteis. Também explicaremos quais são os principais pontos que um entrevistador pode procurar ao escolher um candidato para um emprego.
Qual é a importância de escolher um bom perfume?
O olfato é um sentido que transmite muitos significados para as pessoas. A maneira como entendemos esses significados é bastante primitiva e, poderíamos dizer, até instintiva. Portanto, não é algo que possa ser qualificado com muito rigor, pois há muita subjetividade em jogo ao se fazer um julgamento de valor.
No entanto, há alguns pontos centrais que podem ser considerados quando se analisa o impacto das fragrâncias nas pessoas que estão próximas a elas ou que passam a perceber essas fragrâncias. Esses pontos centrais são os seguintes:
- Uma fragrância agradável transmite uma sensação de tranquilidade e bem-estar, enquanto os odores desagradáveis são provenientes de elementos em decomposição, sujeira, acúmulo de bactérias ou até mesmo elementos tóxicos. Obviamente, todos eles representam uma ameaça para as pessoas que entram em contato com esses odores.
- Uma boa fragrância também é sinônimo de refinamento. Isso está culturalmente associado à origem dos perfumes, que eram usados na corte francesa para demonstrar status e poder aquisitivo.
- A sinestesia sensorial causa um impacto positivo no lobo frontal ao associar memórias a fragrâncias agradáveis. Por exemplo, se uma fragrância é doce, ela pode ser associada à satisfação de comer coisas doces e, portanto, inconscientemente predispõe uma resposta positiva a quem tem esse perfume.
Tudo isso pode parecer complexo e rebuscado, mas já foi comprovado que o cérebro humano funciona dessa maneira. Portanto, todos os fatores que podem se somar para causar uma imagem mais positiva e duradoura em quem o conhece são de grande ajuda.
Qual perfume devo escolher para causar a melhor impressão?
Antes de escolher um perfume agradável ao acaso, você deve considerar o tipo de ambiente em que a entrevista será realizada. Também é importante analisar o perfil da empresa para a qual você deseja se candidatar. Dessa forma, você poderá ter uma referência mais clara do tipo de imagem que deseja passar, embora também seja muito importante se lembrar de permanecer autêntico e não criar uma imagem falsa de si mesmo que não possa sustentar.
Alguns tipos de perfis que você pode escolher, dependendo da empresa para a qual está se candidatando, são os seguintes:
- Se for uma empresa formal, vai querer ter um perfil mais “sério”. Para isso, as notas amadeiradas são ideais. Mas você deve se certificar de que elas não sejam muito fortes ou “picantes”, pois isso será percebido como muito invasivo. Deve ser um perfume intenso, mas de curto alcance, para que as pessoas próximas a você o sintam melhor e não seja invasivo no ambiente.
- Se for uma empresa com um perfil mais descontraído e informal, é aconselhável ter um perfil mais “alegre” e carismático. Para isso, perfumes doces, com um pouco de notas picantes, podem ser adequados para dar um toque mais interessante.
- Se for uma empresa em que você será uma figura pública ou em que terá de interagir com muitas pessoas constantemente, você deve usar um perfume que projete melhor. Por exemplo, se for uma concessionária de automóveis, você pode usar um perfume leve de verão, mas que seja duradouro e já possa ser percebido na primeira aproximação com a pessoa.
Obviamente, essas características também podem ser combinadas, dependendo das diferentes nuances, pois nenhum trabalho é tão rígido ou restrito nessas categorias. Para que você tenha mais sucesso, recomendamos que considere esses aspectos por conta própria e, dependendo de como você precisa interagir com as pessoas, escolha um perfume mais discreto ou uma fragrância mais intensa e com mais projeção.
Quais são os diferentes tipos de concentração de perfumes?
Ao escolher perfumes de acordo com sua intensidade, há certas classificações que devem ser consideradas. Essas categorias de concentração de óleos essenciais são as seguintes:
- Eau de cologne: essa é a categoria com a menor porcentagem de óleos essenciais. Sua concentração varia de 2% a 4% de óleos diluídos em álcool. Sua duração máxima pode ser de até 2 horas.
- Eau de toilette: tem uma concentração de óleos essenciais de 5% a 15% diluídos em álcool. É uma opção leve, recomendada para uso no verão, com duração de até 3 horas.
- Eau de parfum: tem uma concentração de 10% a 20% de óleos essenciais, mas também o álcool em que eles são diluídos é de melhor qualidade. Portanto, ele mantém melhor a intensidade do aroma e pode durar de 8 a 10 horas.
Levando em consideração a duração e a intensidade do perfume, você pode escolher uma opção mais duradoura ou mais leve.
A importância de dar uma boa imagem
Além do perfume que você usa, há outros acessórios que podem dar a você uma imagem mais séria e profissional, por exemplo, relógios de pulso. O uso de acessórios mostra que você se preocupa com sua imagem pessoal e, ao cuidar de sua aparência, você também pode cuidar de outros assuntos relacionados ao trabalho com a mesma atenção.
Quando se trata de relógios de pulso, eles podem ser uma ótima ferramenta para melhorar a organização em seu trabalho. Eles também são muito mais convenientes e práticos de usar para verificar mensagens rapidamente ou verificar a hora, sem a necessidade de pegar o celular a todo momento.
Outro aspecto importante a ser considerado é a maneira como você se veste. Obviamente, há muito o que analisar quando se trata da imagem que você transmite com as roupas que usa. Você terá que se adaptar e mudar isso dependendo das circunstâncias em que se encontrar.
Portanto, em conclusão, há vários aspectos que podem ser tomados como referência para projetar uma imagem melhor. Estar atento a esses detalhes mostra que você tem uma personalidade proativa e que não negligencia as diferentes facetas de sua vida e os fatores externos que o cercam.