A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23), em todo o país, a Operação Harpia, que visa prender suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Mandados de busca e apreensão são cumpridos simultaneamente em 25 estados e no Distrito Federal.
No Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul está entre os municípios que fazem parte do roteiro de ações da PF. Até o momento, não há detalhes sobre o contexto da ação da PF na cidade. Apenas se sabe que não houve prisão em flagrante. Em nota, a corporação diz que o objetivo da Operação Harpia é prender ofensores sexuais de crianças e resgatar vítimas, “gerando maior impacto social e consequente atenção para a ocorrência desse tipo de delito”.
AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL TEM FOCO NO ABUSO SEXUAL INFANTIL ONLINE
A ação está a cargo da coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infanto-juvenil. A operação, segundo o comunicado, é fruto de uma investigação iniciada na diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal que analisou notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infanto-juvenil online.
“Foram produzidos os relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento das medidas cautelares no âmbito de uma operação em todo o Brasil.”
Além dos mandados de busca e apreensão, algumas pessoas foram presas durante a operação, mas a PF ainda não informou a quantidade de prisões. “Em tese, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável”.