Defesa Civil amplia socorro às famílias atingidas por alagamentos

Por
Defesa Civil amplia socorro às famílias atingidas por alagamentos
CACHOEIRA DO SUL
13 de novembro de 2023 - Segundo a Defesa Civil, chuvarada alagou moradias em seis bairros da cidade onde as famílias tiveram dificuldades para salvar utensílios domésticos / Fotos: Divulgação

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul divulgou no final da manhã desta segunda-feira (13) o resultado de suas ações devido à chuvarada – até agora 168 mm –  que atinge o município desde a última sexta-feira (10). Nas últimas horas, foi prestado atendimento a 15 moradias num universo de 51 pessoas. Duas famílias (totalizando 3 adultos e 3 crianças) permanecem desalojadas.

O maior registro de ocorrências foi registrado em nove residências localizadas nos bairros Primavera, Cristo Rei, Barcelos, Quinta da Boa Vista e Tibiriçá. Nestes locais, os alagamentos aconteceram devido à ausência de drenagem pluvial. Mesmo com a água no interior das casas, três moradores optaram por permanecer em suas residências, pois com a redução das chuvas a situação deverá ser normalizada  e outras famílias foram abrigadas em casa de familiares. Equipes da Secretaria Municipal de Obras foram acionadas para realizar intervenção no Bairro Primavera com o objetivo de escoar a água das residências.

Por infiltração em telhados ou problemas no sistema de calhas, a Defesa Civil realizou quatro atendimentos nos bairros Primavera, Habitar Brasil e Fátima. Os moradores foram orientados a proteger móveis e utensílios e a não subir nos telhados devido ao risco de queda. Uma família foi abrigada pelo Serviço do Plantão Social em decorrência do imóvel não oferecer segurança para permanência.

Defesa Civil também registrou deslizamento de terra

DEFESA CIVIL ATENDEU CASOS CONSIDERADOS GRAVES NA PERIFERIA

As situações mais graves ocorreram nos bairros Santo Antônio e Santa Helena onde foi registrado movimentação de massa – deslizamento de terra – onde ocorreu a queda de um muro de uma moradia. A Defesa Civil informou que seguirá monitorando a evolução ou estabilização desta situação.

No Bairro Santo Antônio, uma família foi levada para casa de familiares devido à situação de risco da moradia em decorrência de movimentação de massa e de não ser possível avaliar a estrutura das fundações do imóvel à noite devido à forte chuva.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS CONTEÚDOS SOBRE A CHUVA