A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), aplicada neste domingo em todo o país, terá anulada uma questão da disciplina de matemática. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O presidente do órgão, Manuel Palacios, confirmou em coletiva de imprensa na noite deste domingo (12) que a pergunta é idêntica a uma questão antiga, de uma prova anterior. A pergunta é referente à gripe H1N1, semelhante a uma questão do Enem de 2010, da prova na edição para pessoas privadas de liberdade.
USO DE QUESTÃO REPETIDA NO ENEM GERA PREOCUPAÇÃO
É a questão 177 do caderno amarelo deste ano. “Houve uma questão anulada porque ela já foi utilizada numa prova em 2010. Infelizmente, isso implica em um item a menos na avaliação de matemática”, afirmou Palacios.
Não é a primeira vez que aparecem questões repetidas na prova. As incertezas sobre a atualização do Banco Nacional de Itens (BNI) têm gerado preocupação, tendo em vista que é o instrumento que garante o ineditismo da prova. O BNI é a base de informações usada para elaboração das provas do Enem.
O gabarito oficial da prova, previsto inicialmente para ser divulgado no dia 24, será antecipado para as 19h de terça-feira (14). Os resultados do exame sairão em 16 de janeiro de 2024.