RSC-287: governo do Estado aprova projeto de duplicação

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RSC-287: governo do Estado aprova projeto de duplicação
REGIÃO
26 de outubro de 2023 - RSC-287: contrato prevê duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo / Foto: RSM/Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), aprovou o projeto de duplicação da rodovia RSC-287 apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr. Na prática, foram atendidas todas as demandas do município de Tabaí.

“As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo pela concessionária, que deverá, depois, iniciar as obras de duplicação”, explica o titular da Separ, Pedro Capeluppi.

O primeiro trecho da duplicação da RSC-287 tem extensão de 8,73km e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da rodovia. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação do trecho deve ser concluída até agosto de 2024.

DUPLICAÇÃO E INVESTIMENTOS NA RSC-287

O contrato de concessão da rodovia RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana e o centro do Estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados nos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. A RSC-287 já disponibiliza serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, reforço de sinalização e obras em diversos trechos.

A tabela abaixo as soluções dadas a cada um dos pedidos da prefeitura de Tabaí.

Solicitação Localização (km) Solução técnica viável para a RSC-287
Passarela no km 28+700 028+700 Passarela será construída no km 28+600
Passagem inferior urbana com passeio lateral 029+300 A demanda será atendida por um conjunto de retornos em nível (km 28+100 e 30+100), além de uma rótula alongada (km 32+800) e duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)
Passarela escola 029+900 Instalação de lombada eletrônica no local
Rótula alongada 030+900 Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada no km 32+800
Retorno em nível 030+600 Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)
Rótula alongada 031+700 Construção será realizada no km 32+800
Mover Passarela do km 28+630 para km 28+700 028+700 Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)
Mover rótula do km 028+710 para km 030+200 030+200 Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)
Mover retorno em nível do km 031+680 para km 032+800 032+800 Atendido, com rótula posicionada no local solicitado (km 32+800)
Passarela 029+600 Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)
Passarela 030+100 Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)
Via marginal Trecho urbano Marginais previstas entre km 28+300 e 28+900 e km 29+900
Lombada eletrônica 30+000 Já implantada e em funcionamento no km 29+840
Passarela 29+000 Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)

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