Nove dos quinze alunos que vão compor a Câmara Estudantil deste ano se reuniram com a Direção da Câmara de Vereadores para definirem as datas de realização do Projeto Câmara Estudantil.
A Câmara Estudantil Cachoeirense é composta por quinze estudantes de escolas do Município. Cada aluno que participar do projeto será orientado por um dos vereadores em atividade na Câmara, sendo que o parlamentar disponibilizará sua assessoria parlamentar no desenvolvimento dos trabalhos dos jovens.
A Câmara Estudantil tem como objetivo principal fomentar o interesse e o conhecimento dos jovens sobre o trabalho parlamentar, através de algumas etapas do processo Legislativo, em especial nas sessões plenárias, despertando a consciência de cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.
Como vereadores estudantis, eles participam de três sessões plenárias, sendo a primeira Sessão de Posse e eleição da Mesa Diretora e as outras duas são Sessões Ordinárias. Nestas, os vereadores estudantis apresentam Projetos de Lei, requerimentos, indicações e pedidos de informação, assim como fazem os vereadores eleitos pela sociedade.
Os projetos e demais proposições são votados pelos alunos e encaminhados à Mesa Diretora da Câmara, podendo inclusive ser encaminhados para a votação dos vereadores oficiais e transformados em leis para Cachoeira do Sul.