Comandante Laudelino: Câmara vota projeto que denomina Sítio Aeroportuário

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Comandante Laudelino: Câmara vota projeto que denomina Sítio Aeroportuário
POLÍTICA
15 de outubro de 2023 - Laudelino Bernardi / Crédito: OC/Arquivo

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, a ordem do dia prevê a votação do projeto de lei que sugere a denominação de Sítio Aeroportuário Comandante Laudelino. O autor da proposta, Augusto Cesar (Progressistas), justifica com a relevância do homenageado. “Laudelino Bernardi foi uma lenda da aviação agrícola sul-americana”, destacou o vereador. “Ele foi responsável pelo treinamento de mais de 1 mil pilotos agrícolas e desempenhou um papel fundamental no avanço da aviação agrícola ao sul do Equador. Sua influência se estende até hoje”, completou.

Laudelino Bernardi nasceu em 3 de outubro de 1940, em Tuparendi, noroeste do Rio Grande do Sul. Seu avô paterno, Ferdinando Bernardi, veio da região de Treviso, na Itália, por volta de 1865. Sua mãe, professora municipal do Rio Grande do Sul, separou-se do marido quando Laudelino ainda era criança, levando os filhos para morar com ela. Sendo o mais velho de nove filhos e com apenas nove anos de idade, Laudelino ajudou sua mãe a criar e sustentar seus irmãos desde a infância até a faculdade. Seus esforços não foram em vão. Hoje, todos os irmãos têm ensino superior completo e são dentistas, professores, psicólogos e bancários.

Augusto Cesar, autor do projeto / Crédito: OC/Arquivo

Augusto Cesar, autor do projeto / Crédito: OC/Arquivo

Bernardi foi estudante, músico profissional (ajudou a fundar a banda “OS ATUAIS”) e jogador de futebol. Formou-se em contabilidade e depois, professor.

Na década de 1960, ingressou no Banco do Brasil como bancário e morou em cidades como Três Passos, Três de Maio e Santo Ângelo.

No final da década de 1960, casou com Venina Maria Bernardi, então funcionária pública. No início dos anos 1970, nasceu seu único filho, Pelopidas.

Já na década de 1970, Bernardi ingressou no mundo da aviação civil, fazendo cursos particulares, comerciais e de instrutor de voo. Em seguida, passou por todos os cargos de gestão até chegar à presidência do Aeroclube de Santo Ângelo. Ainda foi responsável pela modernização e aquisição de novas aeronaves, construção de prédios de escritórios e acomodações para a escola de aviação, e estabelecimento de treinamento profissional.

O comandante Bernardi manteve-se ativo na diretoria do Aeroclube de Cachoeira do Sul, como conselheiro fiscal, onde também se formou como piloto depPlanador no início da década de 1990.

Em meados da década de 1970, além das atividades aeronáuticas, Bernardi exerceu atividades no Aeroclube de Santo
Ângelo, e atividades profissionais no Banco do Brasil.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo.

No final da década de 1970, Bernardi iniciou sua carreira como piloto agrícola, fazendo o curso CAVAG (curso de aviação agrícola) no estado de São Paulo, na cidade de Sorocaba no CENEA, Centro Nacional de Engenharia Agrícola. Depois da formação, ele decidiu abrir seu próprio negócio de aviação agrícola. Desligou-se do Banco do Brasil e fundou a Aero Agrícola Santos Dumont.

“Bernardi iniciou sua carreira na aviação agrícola antes da vasta implantação da aviação agrícola no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Isso foi quando as modernas técnicas de aplicação aérea por avião não estavam disponíveis, numa época em que os agricultores não tinham chance de salvar suas colheitas de pragas a não ser usando a aviação agrícola. Na vanguarda, Bernardi sempre foi pioneiro na aviação agrícola, utilizando as mais modernas técnicas e novos equipamentos” – autor do projeto, vereador Augusto Cesar

Sua empresa, a Aero Agrícola Santos Dumont, foi a primeira do RS a utilizar a orientação por GPS na década de 1990, eliminando a necessidade de sinalizadores. Construiu hangares e instalou operações agrícolas em Santo Ângelo, Passo Fundo, Tupanciretã, São Sepé, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, São Vicente do Sul.

Em meados da década de 1980, decidiu fixar residência permanente em Cachoeira do Sul, construindo o maior hangar da região, capaz de abrigar aeronaves de 12 anos. Todas as instalações foram homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, certificadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e licenciadas ambientalmente pela FEPAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). A empresa é pioneira no cumprimento da legislação de proteção ao meio ambiente brasileira, sendo modelo para universidades, faculdades e entidades de ensino agropecuário.

Aero Agrícola Santos Dumont tornou-se o único centro de manutenção de aeronaves autorizado na região junto à ANAC e continua sendo a única instalação homologada na área. A oficina é uma divisão da empresa e tem como
objetivo manter a frota da empresa dentro dos rígidos padrões dos manuais de manutenção e controle da ANAC.

No início da década de 1990, Bernardi decidiu implantar a primeira escola privada de aviação agrícola, a CAVAG, no Brasil. “Até hoje, continua sendo uma das escolas mais conceituadas do Brasil”, acentuou o vereador.

O comandante Bernardi foi nomeado examinador de pilotos credenciado pela ANAC, tornando-se autoridade aeronáutica regional. Com o crescimento da agricultura brasileira e mundial, a CAVAG formou mais de 1 mil pilotos de aviação agrícola da África, Angola, Europa, Espanha, Estados Unidos, República Dominicana, Colômbia, Bolívia,
Equador, Panamá, Costa Rica, Argentina, Uruguai e Paraguai.

No início dos anos 2000, Bernardi foi o fundador da primeira empresa de aviação agrícola do Paraguai a pedido das autoridades aeronáuticas locais. Também ajudou no avanço da aviação agrícola no Uruguai.

“Um momento que resume a importância do homem que se tornou uma lenda da aviação agrícola brasileira ocorreu em 2015, quando Bernardi recebeu a Medalha do Mérito Santos Dumont, homenagem reservada a um seleto grupo de profissionais que prestaram serviços de destaque à Aeronáutica” – autor do projeto, Augusto Cesar

Bernardi faleceu em março de 2022, aos 81 anos.

“Tudo o que fiz na aviação e continuarei a fazer sempre se deveu à grandeza da arte de voar, de poder transmitir aos idealistas o pouco que sei, a vontade para me sentir útil ao meu semelhante. Tenho a convicção de que sempre plantei boas sementes e continuarei a fazê-lo, enquanto o Aviador Maior me der força e apoio” – Comandante Bernanrdi

O Sítio Aeroportuário fica compreendido entre o Distrito da Ferreira, localidade do Passo D’Areia, Aeroporto Nero Moura, estradas e ruas de acesso e o Loteamento Vila Leopoldina.

A sessão da Câmara de Vereadores terá início às 14 horas desta segunda-feira.