Romaria Mãe do Redentor – A 29ª edição da Romaria Maria, Mãe do Redentor, que acontece neste domingo (15) em Cachoeira do Sul, mobiliza fiéis de toda a região da área de abrangência da Diocese. O tema deste ano é Maria Ensina-nos a Dizer Sim a Deus. A procissão sairá, às 8h30min, da frente da Catedral Nossa Senhora da Conceição e seguirá pelas ruas Conde de Porto Alegre e Orlando da Cunha Carlos até o Parque da Romaria, localizado na Volta da Charqueada.
Os preparativos para o evento religioso da região, conforme o bispo Dom Edson Batista de Mello, começaram em setembro com a realização de novenas nas paróquias atendidas pela Diocese. “Temos a certeza de que teremos uma grande participação de público e, para tanto, a comissão organizadora trabalhou na preparação da infraestrutura do parque”, disse o bispo.
Assim que a procissão chegar ao Parque da Romaria, haverá uma celebração especial de saudação à Maria, Mãe do Redentor. Na parte da tarde, às 15h, está prevista a bênção da saúde. São esperadas delegações de diversos municípios da região.
PARQUE DA ROMARIA TERÁ INFRAESTRUTURA ESPECIAL
No local, os romeiros terão à disposição uma praça de alimentação com lanches variados e venda de ingresso para o almoço (arroz com galinha ou galeto) ao preço de R$ 20,00 por pessoa. Paralelamente, sem a gestão da Diocese, está prevista um comércio ambulante fora do parque, onde tradicionalmente também serão comercializados lembranças do romaria e lanches em geral.
O tráfego de veículos para a Volta da Charqueada terá atenção especial dos agentes de trânsito da Prefeitura. A organização vai disponibilizar estacionamento ao lado do Parque da Romaria, mas também como sempre acontece, haverá áreas particulares.
EVENTO OFICIAL
A Romaria Maria, Mãe do Redentor é um evento oficial do município de Cachoeira do Sul. O reconhecimento aconteceu através de um decreto, assinado pelo prefeito José Otávio Germano. A Romaria Mãe do Redentor é considerada o maior evento religioso do município, pois em cada edição, mobiliza cerca de 50 mil fiéis de toda a área abrangida pela Diocese.
DIOCESE ABRANGE 14 MUNICÍPIOS
A Diocese de Cachoeira do Sul foi criada no dia 17 de julho de 1991 por meio da bula Brasilienses Quidem do Papa João Paulo II. No mesmo dia, foi nomeado seu primeiro bispo, Dom Ângelo Domingos Salvador. É composta de 15 paróquias e atende a 14 municípios da região Centro/Serra.
A instalação oficial da Diocese aconteceu no dia 29 de setembro de 1991, tendo sido empossado, no mesmo dia, seu primeiro bispo, pelo delegado do núncio apostólico Dom Altamiro Rossato, arcebispo de Porto Alegre.