Festa do Azeite de Oliva contará com apoio do Governo Federal

Por
Festa do Azeite de Oliva contará com apoio do Governo Federal
RURAL
8 de outubro de 2023 - Festa do Azeite de Oliva / Crédito: Divulgação

A edição 2024 da Festa do Azeite de Oliva começou a ser construída na manhã deste sábado, quando a comissão de organização recebeu a visita oficial do ministro Paulo Pimenta. Esta foi a primeira vinda dele a Caçapava do Sul desde que assumiu a Secretaria de Comunicação, do Governo Federal.

No encontro, que ocorreu na secretaria do Clube União, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes, traçou o panorama nacional do setor – apontando os problemas de classificação de azeites importados, que equivocadamente recebem o rótulo de extravirgem e induzem o consumidor ao erro. Ele pontuou a importância do evento para os produtores brasileiros, que trabalham para conquistar espaço no mercado interno.

O produtor geral da Festa do Azeite de Oliva, Ignácio Lemos, agradeceu o apoio dado pelo Governo Federal ao evento e a receptividade que a comissão teve quando foi a Brasília, no mês de abril. Naquela ocasião, o ministro de Estado não mediu esforços para que acontecesse a segunda edição, que encerra neste domingo.

Lemos informou sobre o impacto financeiro e institucional do evento para o município de Caçapava do Sul e sua região. O produtor estima que, dos R$ 344 mil aplicados na Festa em patrocínios diretos, 52% foram investidos pelo Governo Federal (através do Banco do Brasil e do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MDA).

“São recursos vindos de fora do município que movimentam a economia local de Caçapava do Sul. Quer seja pela contratação de serviços e produtos pelo evento, quanto pela movimentação que a Festa gera em hotéis, restaurantes e na comercialização de azeites, artesanatos e alimentos nos três dias de realização”, detalhou.

Em sua explanação ao ministro Paulo Pimenta, Lemos ressaltou que todos os espaços de estandes foram ofertados sem qualquer custo. Tanto os produtores de azeite de oliva, quanto os restaurantes e os artesãos participaram gratuitamente. “Esta é uma contrapartida social única para um evento deste porte”, observou ele.

Na reunião, falando em nome da comissão organizadora, Lemos informou ao ministro que o projeto da Festa do Azeite de Oliva para 2024 já está enquadrado e aprovado na Lei Rouanet. Com isso, a projeção é que o evento possa triplicar de tamanho.

Pimenta expressou alegria e reafirmou o apoio do Governo Federal para a terceira edição do evento. Ele destacou o novo momento que Caçapava do Sul vive, pelo destacado protagonismo que a cidade construiu na cadeia oleícola e a inclusão no programa de Geoparques Mundiais da Unesco.