Tratamento de câncer: projeto prevê Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo

Por
Tratamento de câncer: projeto prevê Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo
CACHOEIRA DO SUL
6 de outubro de 2023 - Doação de cabelo / Crédito: Freepik

O vereador Nelson Azevedo (Republicanos) protocolou um projeto de lei na Câmara, nesta quinta-feira, que prevê a realização da Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo para Pessoas Carentes em tratamento de Câncer, a ser realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

Conforme o projeto, a campanha será realizada pelo Poder Público com a participação de órgãos municipais e entidades da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar e estimular potenciais doadores, mediante a realização de mutirões e disponibilização de postos de coleta.

Todos os cabelos arrecadados serão destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cachoeira do Sul, para confecção gratuita de perucas para pessoas em condição de vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial.

Saiba mais

O câncer é uma doença crônica que tem como tratamento a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia utilizadas no sentido de aumentar a sobrevida, de melhorar a qualidade de vida e de evitar as recidivas do câncer. “Enfrentar um câncer já exige uma força interior muito grande. Mas, além da doença, grande parte dos pacientes sofre com o efeito colateral mais temido, que é a alopecia”, destaca Azevedo, ao lembrar da perda dos cabelos.

“A alopecia induzida por quimioterapia é um efeito adverso comum e angustiante de muitos tipos de quimioterapia, principalmente, para as mulheres, em que esse efeito se inicia após o primeiro ciclo de tratamento” – trecho da justificativa do projeto de lei.

Especialistas reconhecem que manter a autoestima é fundamental para aumentar a tolerância ao tratamento, com influência, até mesmo, no resultado terapêutico.

O cabelo pode cair de uma vez só, ou gradativamente. “A perda do cabelo, muitas vezes, é uma experiência desafiadora, tanto psicologicamente, como emocionalmente, pois afeta a autoimagem e a qualidade de vida”, acrescenta o autor da proposta. “Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo”, completa o vereador, citando ainda interessados em doar os cabelos a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas que não sabem como fazer. “O projeto tem como objetivo devolver a sensação de controle de suas vidas, e, nesse aspecto, a aparência pode ter papel fundamental no tratamento”, finaliza.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores será na segunda-feira, às 14 horas.