Alunos do Senac Cachoeira do Sul desenvolvem Bengala Digital para deficientes visuais

Por
Alunos do Senac Cachoeira do Sul desenvolvem Bengala Digital para deficientes visuais
ESPAÇO EMPRESARIAL
28 de setembro de 2023 - Senac Cachoeira do Sul é parceiro de iniciativa / Crédito: Divulgação

O Senac Cachoeira do Sul já escolheu o projeto que será apresentado no Experience Senac 2023 – evento realizado pelo Senac-RS, que acontece em outubro, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. Chamado Bengala Digital, o trabalho visa proporcionar mais autonomia para deficientes visuais.

Elaborado pelos alunos do curso de Aprendizagem, Alan de Freitas, Cláudia Soares e Rogher Roslaniec, sob orientação da docente Rosieli da Costa, o projeto consiste em uma bengala com sensores que emite avisos sonoros sobre buracos ou obstáculos no percurso. Esses alertas são transmitidos para o usuário por um fone de ouvido.

De acordo com a docente, a bengala foi elaborada através de uma tecnologia chamada Arduino, que permite criar objetos eletrônicos interativos e independentes. Ela conta que o principal objetivo é possibilitar a “emancipação do deficiente do seu guia, fazendo com que o mesmo possa sair e se sentir confiante na sua locomoção nas ruas ou até mesmo em sua casa”. Rosieli destaca que a iniciativa também busca combater o preconceito e apresentar características de uma sociedade inclusiva.

Em relação às expectativas para a apresentação, a docente diz que o grupo espera adquirir muita experiência e conhecimento. “Nunca tínhamos desenvolvido algo de tamanha importância, esperamos mostrar para a sociedade o quão útil nosso projeto pode ser”, ressalta.

Sobre o Experience Senac 2023

Promovido e realizado pelo Senac-RS, o evento tem como propósito discutir a educação como um dos principais pilares transformadores da sociedade. Além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas do comércio de bens, serviços e turismo. O tema da edição de 2023, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, é “novas formas de aprendizagem”.