Barragem da Mina do Iruí sai do nível operacional vermelho e fica no laranja

Por
Barragem da Mina do Iruí sai do nível operacional vermelho e fica no laranja
CACHOEIRA DO SUL
27 de setembro de 2023 - Neste estágio da situação de risco, não é necessária a evacuação das moradias do Piquiri / Crédito: Ass. Com.

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul recebeu nova notificação da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) alterando o nível operacional de emergência (vermelho) para alerta (laranja) na Barragem da Mina do Iruí. Neste estágio da situação de risco, não é necessária a evacuação das moradias do Piquiri.

Por esse motivo, a Defesa Civil está na noite desta quarta-feira (27) no local com uma equipe de servidores da Secretaria de Inclusão Social (SMIS) e agentes de saúde em uma força tarefa para cientificar a população do Piquiri de que eles poderão permanecer em suas casas mas em alerta, ou seja, não é necessária a evacuação mas todos devem ficar atentos a qualquer nova orientação. Se a Defesa Civil for notificada de alguma alteração de nível da barragem e principalmente de alteração do nível de alerta, todos serão notificados novamente para que evacuem a área deixem suas residências.

Neste estágio da situação de risco, não é necessária a evacuação das moradias do Piquiri / Crédito: Ass. Com.

Neste estágio da situação de risco, não é necessária a evacuação das moradias do Piquiri / Crédito: Ass. Com.

Esta mesma notificação foi passada para as equipes que estão atendendo no Piquiri para que fiquem dentro das suas instituições de resposta (Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil do Estado). A Defesa Civil frisa que o monitoramento da barragem é uma obrigação do empreendedor, inclusive quanto a Zona de Auto Salvamento. “Nós vamos manter contato permanente com a CRM e se tiver qualquer alteração, eles vão nos informar e nós informaremos a todos os moradores e as equipes de resposta. Vamos continuar na noite desta quarta-feira o trabalho de informação junto à comunidade até que todos estejam cientes dessa situação”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.