Gurias Gremistas batem o Brasil/FA e seguem com 100% no Gauchão

Por
Gurias Gremistas batem o Brasil/FA e seguem com 100% no Gauchão
GRÊMIO
24 de setembro de 2023 - Grêmio

O Grêmio segue com 100% de aproveitamento, na liderança do Gauchão Feminino. Na manhã deste domingo, atuando no Estádio das Castanheiras, as Gurias Gremistas derrotaram o Brasil de Farroupilha pelo placar de 4 a 0. Os gols do triunfo foram anotados por Karla Alves, Cássia, Raquel Fernandes e Emmily Karla, na partida válida pela segunda rodada na segunda fase da competição.

Diferente da estreia, o técnico Tchelo colocou a meia Rafa Levis como titular no confronto. O duelo começou com o gramado pesado pelas chuvas dos últimos dias. Mesmo assim, o Grêmio pode colocar sua técnica em prática desde os primeiros movimentos. Logo teve domínio da posse de bola e passou a gradativamente pressionar a defesa adversária, que conseguia suportar as investidas do Tricolor.

Com a defesa do Brasil mais fechada, o caminho foi atacar pelas laterais. Assim o Grêmio construiu as jogadas, conseguindo diversos escanteios em sequência. Aos 13 minutos, após batida de Rafa Levis da direita, Pati Maldaner desviou de cabeça e a bola caiu na segunda trave. Karla Alves enquadrou o corpo e bateu cruzado de direita. A bola rasteira passou pela goleira e ia entrando, porém perdeu força e velocidade no barro da pequena área, sendo tirada pela zagueira no último momento.

Aos 15 minutos, Raíssa Bahia do meio-campo deu passe em profundidade na extrema esquerda para Raquel Fernandes. Ela cortou a marcadora para dar o passe em elevação para a meia-lua. Rafa Levis chegou na corrida para pegar um belo sem pulo de direita, mas a bola saiu tirando tinta da trave direita. Três minutos depois, após boa troca de passes na entrada da área, Raquel Fernandes deu o toque de calcanhar para Shashá. Ela dominou e, na caída da bola, encheu o pé em forte chute, por sobre a moldura. Aos 19 minutos, Raísa Bahia cruzou rasteiro na primeira trave e Raquel Fernandes livre desviou de primeira, para fora.

O Grêmio seguiu dominante na partida e seguiu empilhando chances. Em cobrança de falta da intermediária aos 22 minutos, Raíssa Bahia bateu em direção ao gol. A bola quicou no gramado molhado e ganhou mais velocidade, obrigando a goleira a espalmar do jeito que deu. A pressão e volume surtiu efeito aos 36 minutos. Karla Alves carregou a bola e tabelou com Rafa Levis. Pelo lado esquerdo da intermediária driblou com o corpo a primeira marcadora, avançou com bola dominada e se livrou da segunda puxando para o meio. De fora da área soltou potente chute de direita, alto, para vencer a arqueira por cobertura no meio do gol. 1 a 0!

Mantendo o ímpeto, Karla Alves passou pela marcadora na extrema direita e fez o cruzamento, aos 38 minutos. Raquel Fernandes desviou de cabeça e a bola passou perto do canto direito, para fora. No minuto seguinte, veio o gol de ampliação no placar. Rafa Levis deu lançamento preciso por sobre a defesa do Brasil, na medida para Cássia. Já dentro da área ela dominou e deu o rápido giro para bater de canhota para mandar cruzado para o fundo das redes. 2 a 0!

Para a etapa complementar, Mónica Ramos deixou o gramado para a entrada de Thamirys. A arrancada do segundo tempo foi de jogo mais disputado e com o time da casa tentando reagir de alguma forma. Teve algumas investidas com bolas alçadas na área, mas sem maior perigo.

Porém, aos oito minutos, Karla Alves fez cobrança de falta lateral da esquerda fechada na marca do pênalti. Várias jogadoras fecharam na posição e Raquel Fernandes desviou de cabeça em diagonal para vencer a arqueira e ampliar a vantagem. 3 a 0!

Aos 15 minutos, Rafa Levis fez a cobrança do escanteio pelo lado direito. A bola viajou e Thamirys ganhou pelo alto para desviar de cabeça para o chão. A bola quicou alto e passou por sobre a meta, assustando a goleira. Dois minutos depois, a bola foi da direita para a esquerda. Shashá dominou e emendou o forte chute de canhota, para a boa defesa da goleira espalmando para escanteio.

Novas trocas foram promovidas pelo técnico Tchelo. Saíram Paola e Caty para as entradas de Lais Giacomel e a colombiana Kelly Restrepo, para fazer a sua estreia. O primeiro chute à gol do Brasil foi aos 22 minutos. Após jogada individual da atacante pela esquerda, veio o chute da entrada da área, porém sem força para defesa tranquila de Vivi Holzel. Quatro minutos depois, em novo chute de longa distância, a arqueira gremista defendeu no canto esquerdo um chute rasante, sem dificuldades.

O Grêmio chegou forte aos 28 minutos. Kelly Restrepo recebeu o passe em progressão de Karla Alves e arrancou pelo centro. Esperou o momento certo e deu a assistência para Cássia pelo lado direito da área. De primeira ela arriscou o chute e a bola passou à direita do gol. Por fim, Shashá e Cássia deixaram a partida para as entradas de Dani Barão e Emmily Karla.

Aos 42 minutos, em rápida jogada ofensiva, Raquel Fernandes acionou Dani Barão passando por trás da zaga pelo lado esquerdo. De primeira ela deu o passe rasteiro na área, pegando todo mundo vindo de frente. No lado oposto da área, pela direita Emmily Karla entrou rasgando para bater firme de primeira a afundar o gol do Brasil. 4 a 0!

Com esta nova goleada, o Grêmio está isolado na liderança do Gauchão Feminino em sua segunda fase, com seis pontos somados em duas partidas. Volta a atuar no clássico Gre-Nal marcado para quinta-feira, às 19h, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Escalação: Vivi Holzel; Paola (Lais Giacomel), Pati Maldaner, Mónica Ramos (Thamirys) e Raíssa Bahia; Karla Alves e Caty (Kelly Restrepo); Raquel Fernandes, Rafa Levis e Shashá (Dani Barão); Cássia (Emmily Karla).

Técnico: Tchelo.