O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está unindo esforços com o Sistema Estadual de Bibliotecas para estar presente em espaços que acolhem pessoas desabrigadas em decorrência do desastre climático no Vale do Taquari. Cinco bibliotecas móveis do programa Tudo a Ler estão encaminhadas para abrigos da região. Cada kit contém 50 obras de literatura, abrangendo diferentes gêneros e públicos.
A equipe do IEL trabalha para que novos kits literários cheguem a mais abrigos na próxima semana. O programa Acervo Itinerante – Tudo a Ler, uma iniciativa do IEL, já disponibiliza acervos literários para unidades do sistema prisional, com 10 bibliotecas móveis em funcionamento.
Segundo o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto, com essa iniciativa, a Sedac e o IEL buscam também “proporcionar momentos de lazer, entretenimento e aprendizado para as pessoas que estão enfrentando essa difícil situação”.
“A leitura tem o dom de nos transportar para outras realidades, além de estimular a imaginação e o conhecimento. Nossa campanha de doação de livros que está em andamento e a circulação das bibliotecas móveis demonstram a solidariedade e a união da sociedade gaúcha. São exemplos concretos do nosso comprometimento com a educação e a cultura”, acrescenta a secretária de Estado da Cultura Beatriz Araujo.
Outra ação da Sedac, iniciada na última quarta-feira (13), é uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes na semana passada. A iniciativa tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. A editora Pradense, que encerrou suas atividades, já fez uma doação de 30 mil livros de seu acervo.