O homem que está desaparecido no Balneário Irapuá, em Cachoeira do Sul, desde a tarde de quinta-feira (14), após o barco em que estava virar na enchente, é o jardineiro José de Lara Oliveira, de 72 anos. Ele estava acompanhado de outras duas pessoas aconteceu o acidente na várzea da localidade tomada pelas águas dos rios Irapuá e Jacuí e de lagoas da região.
Oliveira é um morador muito bem-quisto pela vizinhança do Bairro Santo Antônio. Na comunidade, o clima é de tristeza e angústia com o desaparecimento. Oliveira acompanhava um casal de amigos na ida de barco para conferir a enchente no Irapuá, o podador de árvores Paulo Rogério da Silva Severo, 60 anos, e a diarista Nilce Nair Carvalho Paz, 57 anos.
O homem e a mulher conseguiram escapar com vida. Quando a canoa virou, Severo teve forças para nadar, conseguiu sair da água e foi até o carro, onde pegou o telefone e ligou para o Corpo de Bombeiros. Nilce se agarrou a galhos de árvore e aguardou a chegada do Corpo de Bombeiros. Quando a equipe de socorristas composta por quatro bombeiros, duas viaturas – uma delas ambulância – e um barco chegou ao Balneário Irapuá para socorrer a mulher, ela aparentava estar em estado de choque e com quadro de hipotermia.
Nilce foi colocada no barco e levada até a ambulância, onde recebeu os primeiros socorros enquanto era removida ao Hospital de Caridade e Beneficência. Ela foi envolvida numa manta térmica aluminizada para recuperar a temperatura corporal até a chegada ao HCB, onde permaneceu em observação.
COMO ESTÁ O TRABALHO DE BUSCAS AO JARDINEIRO JOSÉ DE LARA OLIVEIRA, DESAPARECIDO NO IRAPUÁ
Desde então, o Corpo de Bombeiros trabalha diariamente nas buscas ao jardineiro José de Lara Oliveira, morador do Bairro Santo Antônio. O terceiro dia de procura se encerrou no final da tarde deste sábado (16) sem qualquer pista do homem.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Cachoeira do Sul informa que a área apresenta correnteza forte, cercas, postes e cabos de alta tensão próximos do local do desaparecimento. “Porém, foram realizados mergulhos no local e a vítima ainda não foi localizada”, diz o comunicado da corporação.
Uma guarnição de mergulhadores de Santa Maria se somou à equipe de Cachoeira do Sul em trabalho de buscas subaquáticas.