O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BECmb)/Batalhão Conrado Bittencourt colocou os seus militares à disposição da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em operação que visa garantir o abastecimento de água em Cachoeira do Sul.
Em razão da cheia do Rio Jacuí, o transporte de funcionários da Corsan até o ponto de captação de água no Jacuí, próximo à Ponte do Fandango, é feito em botes pneumáticos cedidos pelo 3º BECmb e conduzidos pelos próprios militares especializados nesse tipo de operação.
De acordo com o comando do 3º BECmb, o objetivo é oferecer todo o suporte necessário para que a Corsan possa realizar a manutenção em bombas d’água. O ponto onde fica a estrutura de captação e de bombeamento de recalque junto ao Rio Jacuí fica completamente alagado em períodos de enchente.
ESTRUTURA DO 3º BECMB É ESSENCIAL PARA QUE A CORSAN POSSA MANTER O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CACHOEIRA DO SUL
Além de permanecer alagado e com as águas em elevação, a correnteza no local é forte e constante, sendo necessária uma estrutura especializada como a do 3º BECmb. Sem esse trabalho, seria impossível o acesso a locais que estão alagados. “Isso tudo com a finalidade de manter o fornecimento de água para a cidade”, finalizou o comando do 3º BECmb em nota.
BALANÇO PARCIAL DA SITUAÇÃO DO RIO JACUÍ EM CACHOEIRA DO SUL – 12/09/2023 – 17h30min
– Nível do Rio Jacuí 23,50 metros, 5,50 metros acima do normal. Nível das águas se estabilizou desde às 7h30min
– Desabrigados: 15 famílias, 23 adultos, 13 crianças e 18 animais
– Desalojados: 31 famílias, 66 adultos, 27 crianças e 127 animais
– Atingidos por chuvas intensas que já retornaram para casa: 3 famílias, 5 adultos, 4 crianças e 19 animais
Total de atingidos diretamente: 49 famílias, 138 pessoas, 94 adultos, 44 crianças e 164 animais