CHEIA DO JACUÍ: 100 REMOVIDOS; 102 ANIMAIS

Por
CHEIA DO JACUÍ: 100 REMOVIDOS; 102 ANIMAIS
CACHOEIRA DO SUL
10 de setembro de 2023 - Cheia do Jacuí / Crédito: Ass. Com.

O domingo foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Cachoeira do Sul e para várias equipes formadas por servidores da Prefeitura de Cachoeira do Sul que pouco depois do nascer do sol já iniciaram a retirada de dezenas de pessoas que estavam com suas casas prestes a serem atingidas pela cheia do Rio Jacuí.

No boletim emitido às 18 horas deste domingo, consta um total de 36 famílias atingidas, somando 100 pessoas (67 adultos e 33 crianças), além de 102 animais entre cães, gatos, vacas, ovelhas, cavalos e galinhas. Deste total de pessoas, 31 estão abrigadas no Centro de Formações, ao lado da Igreja Santo Antônio, onde recebem os cuidados e alimentação fornecida pela Secretaria de Inclusão Social. Os demais estão alojados na casa de familiares.

O trabalho da Defesa Civil é acompanhado pelo prefeito José Otávio Germano, que entra em contato com frequência com os agentes para se inteirar sobre a situação da cidade, que é considerada neste momento sob controle em Cachoeira do Sul. Junto com o secretário municipal de Governo, Fernando Cantarelli, José Otávio ainda esteve neste domingo em algumas áreas da cidade que foram atingidas pela cheia do rio. “Nós nos organizamos com antecedência para atender a comunidade, pois sabíamos que a enchente chegaria a Cachoeira do Sul. Infelizmente, as cheias ocorrem, mas estamos sempre prontos para minimizar ao máximo os transtornos às famílias e oferecer o suporte adequado aos cachoeirenses”, destaca José Otávio.

Importante

– Todas as secretarias municipais estão auxiliando na remoção e atendimento às famílias.

– Reforço do Exército Brasileiro – 13º Grupo de Artilharia de Campanha.

– Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Civil são órgãos estaduais que integram o grupo de resposta para necessidade de atendimento, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).