Setembro terá temperatura amena e também chuva

Por
Setembro terá temperatura amena e também chuva
PREVISÃO DO TEMPO
30 de agosto de 2023 - Previsão do tempo / Cachoeira do Sul / Fonte: CLIMATEMPO

A menos de um mês do fim do inverno e após o registro de baixas temperaturas, o Rio Grande do Sul deverá ter a partir desta sexta-feira (1º) temperaturas mais amenas, ainda mais com a proximidade da nova estação: a primavera, conforme meteorologistas.

No entanto, existe um alerta de que setembro vai se caracterizar por termômetros mais elevados e chuva. A previsão vale para a maior das regiões, inclusive, a Região Central. O início da primavera acontecerá no dia 23 de setembro.

O mês de agosto está no fim com um “ar de inverno” e temperaturas mais amenas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em muitas regiões, a semana foi marcada pela formação de geadas como foi o caso de Cachoeira do Sul.

ATENÇÃO

Na primeira quinzena de setembro, duas ou três massas de ar frio ainda devem entrar no Estado, e ao menos uma delas será mais forte, de acordo com a Climatempo. No entanto, mesmo com a expectativa de passagens de frentes frias, o mês deve terminar mais quente e com mais chuva do que a média normal.

Existe a possibilidade de provável a ocorrência de eventos de chuva intensa, granizo e ventos fortes com potencial para transtornos. Será um contraste muito grande com setembro de 2022, que foi frio e com chuva abaixo do normal, de acordo com a Climatempo.

Na próxima semana, uma nova frente fria deve entrar no Estado, entre este sábado (2) e segunda-feira (4). Ela não deve ser forte como o fim de semana passado, mas os termômetros devem cair para menos de 10ºC.

Como a transição para a primavera já está acontecendo na atmosfera, há um maior aquecimento, inclusive das massas de ar. À medida que os dias avançam, a frequência das frentes frias diminui, assim como a quantidade de dias que elas permanecem sobre o Rio Grande do Sul.

PARA OUTUBRO

Outubro, por sua vez, deve seguir a mesma tendência de setembro, sendo mais quente e com mais chuva do que o normal, dizem meteorologistas da Climatempo.