O projeto de lei 63/2023, de autoria do vereador Augusto Cesar (Progressistas), terá sua primeira discussão de proposição na sessão da próxima segunda-feira. A proposta prevê a denominação de “Rua Pedro Silvino Lopes da Rosa” em homenagem ao vereador falecido Jarrão. A via, entre as ruas Arlindo Freitas leal e Major Leonel Friedrich, inicia na Rua Bela Vista e termina na Rua Araújo Porto Alegre.
De acordo com trecho do texto do porjeto, na placa indicativa deve constar o nome “Pedro Jarrão”.
A sessão terá início às 14 horas.
Saiba mais
Jarrão era morador e líder comunitário do Bairro Ponche Verde. Começou na vida pública em 1992, quando candidatou-se e foi eleito vereador para a 11ª Legislatura (1993-1996). Na época, foi um dos 11 eleitos impedidos de assumir que buscaram, judicialmente, garantir 21 cadeiras, segundo a Lei Orgânica do Município. Jarrão e outros 10 vereadores assumiram suas cadeiras após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar a ação procedente, em 26 de abril de 1993.
Em 1996, elegeu-se novamente. Em 2012 e 2016, Jarrão foi eleito suplente de vereador e chegou a assumir cadeira na Câmara, pelo PDT. Também foi secretário municipal de Obras do ex-prefeito Sergio Ghignatti. “Apesar de ser uma pessoa simples, sempre foi uma pessoa querida pelos moradores da Ponche Verde. Sempre foi ativo na
comunidade, ajudando e auxiliando sempre tudo que estava ao seu alcance”, salientou o autor de projeto na sua justitifcativa. “Por esse motivo, Pedro Jarrão merece uma Rua no Bairro Ponche Verde com o seu nome”, acrescentou.
No fim da noite de 26 de junho de 2021, Jarrão faleceu aos 64 anos. O ex-secretário municipal estava internado no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul. O ex-vereador passou por tratamento de problemas cardíacos na fase final de sua vida.
Em dezembro do ano paanteriorssado, Jarrão teve de ser submetido a um cateterismo. Na ocasião, chegou a ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo devido à gravidade de seu quadro de saúde, mas se recuperou e recebeu alta na época.