Em Cachoeira do Sul, 10,75% faltam às consultas agendadas pelo SUS

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Em Cachoeira do Sul, 10,75% faltam às consultas agendadas pelo SUS
SAÚDE
21 de agosto de 2023 - SUS / Crédito: Ass. Com

A partir de iniciativa lançada pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Barcelos, que já havia alertado seu público-alvo para o significativo volume de faltas aos atendimentos agendados na unidade, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu ampliar a pesquisa em toda a rede de atenção básica para apurar a situação. O faltômetro acabou concluindo que 10,75% das consultas médicas, de enfermagem e odontológicas marcadas via Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e julho deste ano não se efetivaram pela ausência injustificada dos pacientes. Os números indicam 6.629 faltas no total de 61.626 assistências prestadas no período em 14 postos de saúde do município e levantam o debate sobre questões como responsabilidade no uso do dinheiro público e o desperdício de vagas que poderiam estar sendo utilizadas por quem aguarda na fila por atendimento.

“Precisamos alertar a população para esse cenário e, como gestores da saúde, colaborarmos para uma nova cultura, que é a do contribuinte desmarcar o horário quando não puder comparecer, liberando sua vaga para o próximo da lista de espera. Sabemos que todos estão sujeitos a imprevistos, então cabe ao cidadão ser responsável e ter empatia pelos demais usuários do sistema”, avaliou o secretário municipal da saúde, Milton Kelling. Percentual semelhante de ausências, acrescenta o titular da SMS, pode ser verificado também no transporte de pacientes oferecido pela pasta e no volume de faltas a exames agendados pelas equipes através da rede municipal. No contato com as unidades de saúde, coordenadores ressaltam ainda os casos de pacientes que não retornam para a retirada de exames médicos, seja no próprio posto ou nas empresas que prestam serviços de saúde à Administração Municipal.

 

TUPINAMBÁ É CAMPEÃO DE FALTAS

Através do levantamento desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde é possível verificar que a unidade que mais atende, a EAP Centro Social Urbano (16.377 consultas somadas entre janeiro e julho), está entre os cinco menores índices de abstenção, com 8,67% (1.420 faltas). Já o posto de saúde campeão em ausências não justificadas é o do Bairro Tupinambá, com índice que chegou a 29,70% (660 faltas em 2.222 atendimentos marcados). Segundo a coordenadora da ESF Tupinambá, enfermeira Andiara Ramos, o apelo aos usuários para que cancelem suas consultas diante de outros compromissos já vem sendo feito na unidade e no contato dos agentes comunitários de saúde nas visitas domiciliares. No segundo lugar em não comparecimentos está a ESF Fátima (25,06%), que atende a população do bairro junto ao prédio do INSS, funcionando paralelamente à EAP Central.

 

FALTÔMETRO

Unidades com MAIS faltas às consultas (médicas, de enfermagem e odontológicas)

Período janeiro a julho 2023

* ESF Tupinambá – 2.222 horários agendados, sendo 660 faltas (29,70%)

Para contatar a unidade: 99566-3920 (por WhatsApp)

* ESF Fátima – 1.281 horários agendados, sendo 321 faltas (25,06%)

Para contatar a unidade: 99553-1103 (por WhatsApp)

* ESF Quinta da Boa Vista – 2.137 horários agendados, sendo 486 faltas (22,74%)

Para contatar a unidade: 99754-9291 (por WhatsApp)

 

Unidades com MENOS faltas às consultas (médicas, de enfermagem e odontológicas)

Período janeiro a julho 2023

* ESF Carvalho – 4.455 horários agendados, sendo 227 faltas (5,09%)

Para contatar a unidade: 3724-6076 ou 99789-6868 (por whatsapp)

* EAP Central – 8.739 horários agendados, sendo 624 faltas (7,14%)

Para contatar a unidade: 99553-1103 (por WhatsApp)

* EAP Alto do Amorim – 4.134 horários agendados, sendo 303 faltas (7,33%)

Para contatar a unidade: 99856-2035 (por WhatsApp)

 

Levantamento vai estimular campanha

A constatação do volume superior a 10% de faltas às consultas agendadas pelo SUS vai estimular uma campanha pela conscientização dos usuários, seja pela responsabilidade no comparecimento do seu horário ou na justificativa prévia de ausência, que venha possibilitar o atendimento aos demais. A diretora da SMS, Marcia Zinn Carlos, explica que a iniciativa será estimulada em todos os postos de saúde da rede, através do engajamento dos profissionais. Além disso, a Administração Municipal vai estimular o debate do tema a partir de suas redes sociais.