Museu Municipal Edyr Lima integra programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Por
Museu Municipal Edyr Lima integra programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Cultura
16 de agosto de 2023 - Museu Municipal Edyr Lima, de Cachoeira do Sul, está incluído na programação / Crédito: Divulgação Sedac

O Museu Municipal Edyr Lima integra a programação especial apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) para o Dia Estadual do Patrimônio Cultutal. Neste ano, as atividades serão desenvolvidas no sábado e no doming. Com o tema “Cultura e Cidadania”, a quinta edição do evento vai contar com mais de 270 ações – incluindo apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial – em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

Em Cachoeira do Sul, a programação prevê a edição do Passeio Caminhos de Cachoeira, no sábado, às 14 horas. Será realizado passeio mediado pelo Centro Histórico e arredores, com as devidas explicações e contextualização de cada ponto histórico, além de visita ao interior do Museu Municipal Edyr Lima e apresentações artísticas de invernadas gaúchas, promovendo a dança tradicional gaúcha como um movimento também de cidadania. A atividade seguirá em frente à Catedral, um dos principais patrimônios históricos tombados do Município.

Segundo o diretor do Iphae, Renato Savoldi, esta será uma edição histórica, dada a abrangência do evento. “Ano após ano temos acompanhado um grande interesse de todos os municípios em participar da celebração. Por isso, em 2023, chegamos a esse número expressivo de atividades – algumas, inclusive, já estão ocorrendo desde o início de agosto”, comemora.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

A programação completa está disponível no site da Sedac, no espaço dedicado ao Dia do Patrimônio. Por meio de um mapa interativo, é possível selecionar a localidade e acessar as informações (incluindo data, horário e local de cada atividade). Também estão disponíveis dois documentos: um deles com a programação por município, em ordem alfabética; e outro com a agenda específica de Porto Alegre.

“O patrimônio cultural no Estado é importante para toda a população que vive no Rio Grande do Sul. Ele amplia nosso conhecimento e proporciona oportunidades para incrementar a educação, o turismo e o desenvolvimento socioeconômico”, explica Savoldi, que projeta uma participação ainda maior nas próximas edições do Dia do Patrimônio.

No museu, que possui pilastras brancas de pedra e teto de madeira, um grupo de estudantes em idade escolar acompanha a fala de uma guia, que aponta um mostruário de vidro onde está um mapa antigo.

O prazo para o cadastro de atividades encerrou-se na segunda-feira. Foram aceitas propostas de organizações governamentais e não governamentais, incluindo produtores culturais autônomos, instituições de ensino, gestores municipais, equipamentos culturais e agentes patrimoniais.

Em Porto Alegre, a programação do Dia do Patrimônio vai contar com um cortejo que contempla e conecta espaços importantes do Centro Histórico da capital, e que poderão ser visitados no domingo (20) com a mediação de um guia.

O percurso terá como ponto de partida o Teatro de Arena, na Escadaria da Borges, às 17 horas, e segue por mais sete instituições vinculadas à Sedac, finalizando o passeio na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). A atividade é gratuita, não há necessidade de inscrição prévia e o visitante pode levar seu animal de estimação.

Museu Municipal Edyr Lima: sobre o Dia do Patrimônio

Este ano, o tema do Dia do Patrimônio é “Cultura e Cidadania”, e a programação vai destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações. As atividades também vão proporcionar uma reflexão sobre a história e fortalecer os laços culturais entre as comunidades, além de apoiar a economia local, contribuir para a criação de espaços de convivência e promover o desenvolvimento sustentável.

As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural começaram em 2019, e são uma promoção da Sedac, por meio do Iphae, do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). A programação especial das instituições em torno da data ocorre sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 do mesmo mês.