A equipe do Grêmio goleou o Juventude por 5 a 2 na tarde deste sábado (12), no Estádio Alfredo Jaconi, no primeiro jogo das finais do Estadual Sub-20. O time do técnico Airton Fagundes apresentou uma bela atuação e construiu a vantagem para a decisão do próximo dia 20 de agosto. Rubens, Cheron, Viery e Pedro Clemente (duas vezes), marcaram para a equipe em Caxias do Sul.
Com apenas dois minutos de jogo, Gustavinho carregou pelo lado esquerdo e virou uma bola espetacular na outra ponta do campo, achando Rubens na direita. O atacante gremista tirou um marcador da reta com drible de corpo, ganhou espaço para perna esquerda e chutou no ângulo do goleiro, abrindo o placar com um golaço em Caxias do Sul.
Com 20 minutos de jogo, Cheron recebeu do lado esquerdo, cruzou na área e marcou o segundo gol gremista ampliando o marcador no estádio Alfredo Jaconi. Pedro Clemente chutou forte, tirando o goleiro para o lado oposto e colocando 2 a 0 no placar.
A equipe adversária não deixou de atacar, fazendo investidas pelos lados, mas parando na marcação gremista, bem organizada e sólida durante todo o jogo.
Aos 25 minutos mais um gol gremista, deixando o placar em 3 a 0. Gustavinho recebeu no campo de ataque e avançou em grande espaço, passando por dois marcadores, se livrando das faltas e cruzando para Pedro Clemente subir, mas o cabeceio no chão parou no travessão e no rebote, Cheron subiu para anotar o gol de cabeça.
Em ritmo intenso, a equipe comanda por Airton Fagundes foi para o ataque e ampliou o marcador aos 37 minutos com Viery. Após sequências de lançamentos na área, a bola foi rolada para o zagueiro que chutou forte da entrada da área sem nenhuma chance para o goleiro. 4 a 0.
Com 40 minutos da etapa inicial, após chute cruzado de dentro da área, o juiz marcou um pênalti entendo que a bola teria tocado na mão do defensor gremista. O goleiro Cássio chegou a acertar o canto, mas não evitou o gol de desconto do time da casa. 4 a 1.
Para o segundo tempo, o técnico Airton Fagundes tirou Araújo para entrada de Josué.
Com três minutos de jogo no segundo tempo, o lateral Da Rocha chutou forte da entrada da área e marcou o segundo do time mandante. A bola forte passou pelos zagueiros e surpreendeu o goleiro Cássio. 4 a 2.
Mas a reação do time da casa não durou muito tempo. 40 segundos depois do segundo gol do Juventude, logo que a bola saiu, a equipe do Grêmio foi para o ataque. Pedro Clemente recebeu na marca do pênalti, girou sobre a marcação e chutou para deixar o placar em 5 a 2.
Aos 21 minutos, o técnico Airton Fagundes promoveu duas alterações, colocando Alysson e Kaick nas vagas de Pedro Clemente e Cheron.
O time do Juventude, precisando descontar o marcador, se jogou para o campo de ataque e chegou a criar boas chances, mas as investidas eram neutralizadas pelo sistema defensivo.
Aos 26 minutos, mais uma alteração com a saída de Gustavinho para entrada de José Guilherme. Com 42 minutos, as últimas trocas com as saídas de Wesley Costa e Rubens para as entradas de Jefinho e Freddy.
Com a vitória por 5 a 2 sobre o Juventude, o Grêmio tem boa vantagem para a busca do troféu. O jogo da volta, valendo o título da competição, será no próximo domingo, dia 20, 11 horas no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Escalação: Cássio, Igor, João Ramos, Viery e Wesley Costa (Jefinho), Araújo, Iago e Cheron (Kaick), Gustavo Gomes (José Guilherme), Rubens (Freddy) e Pedro Clemente (Alysson).
Técnico: Airton Fagundes.