A Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) impôs uma série de restrições nas visitas a presos no RS que começam a valer a partir desta segunda-feira (7). A normativa da Susepe limita a uma vez por mês as visitas de crianças e adolescentes a pais encarcerados.
O clima é tensão nas cadeias do Rio Grande do Sul. Detentos estariam em greve de fome e se recusando a participar dos horários de sol nos pátios dos presídios em razão das mudanças que restringem as visitas a presos no RS em protesto contra as medidas implementadas pela Susepe.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÓ PODERÃO FAZER VISITAS A PRESOS NO RS UMA VEZ POR MÊS
Num documento de aproximadamente 50 páginas, a normativa da Susepe que restringe as visitas a presos no RS estabelece, entre outras medidas, que a partir de agora estão restritas as visitas dos filhos dos detentos e o uso de certas vestimentas por parte dos visitantes. Crianças e adolescentes só poderão visitar os pais nas cadeias do RS uma vez por mês. Quanto às crianças, ficou definido que os filhos de presidiários só poderão conhecer o pai a partir dos seis meses de vida.
Também está vedada, nos dias de visitação conjugal, a presença de crianças e adolescentes nas visitas a presos no RS. Além disso, está proibida a presença nos presídios de pessoas de qualquer idade que figurem como vítimas em medida protetiva ou em procedimentos de investigação ligados à pessoa detida.
Ainda quanto às crianças e adolescentes, fica proibida a circulação deste público em celas, corredores dos presídios e em áreas de segurança, ou seja, elas só podem ficar em áreas determinadas pela Susepe para visitação. Nos dias de visita, os presos que não forem receber familiares ou amigos deverão permanecer nas celas, ou seja, não terão direito a banho de sol porque os pátios serão destinados à visitação.
Quanto às vestimentas, só será permitido o ingresso de visitantes com camiseta, blusa, moletom, casaco, calça de moletom, tactel ou legging, roupa íntima sem forro, meias, sandálias de borracha com solado único, baixo e flexível e tênis com solado baixo até 2 centímetros. Também há restrição nas cores das roupas dos visitantes de presídios. Só podem ingressar nas cadeias visitantes com roupas e calçados de cores azul, vermelha, rosa, amarela, em tons claros.