O Grêmio entrou em campo na noite desta quarta-feira, na Arena, para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. Os cariocas conseguiram vencer por 2 a 0 e largar em vantagem, com gols assinalados por Gabi Barbosa e Thiago Maia. Gabriel Grando ainda defendeu um pênalti, mas os gremistas perderam Kannemann, expulso na etapa complementar.
Com o resultado, a equipe do técnico Renato Portaluppi busca reverter a contagem no jogo do próximo dia 16 de julho, no Maracanã.
Os minutos iniciais foram movimentados, como se esperava do jogo. O Grêmio logo de cara levou perigo aos 3 minutos, quando Luis Suárez percebeu Matheus Cunha adiantado e tentou mandar por cobertura do meio-campo – a bola viajou até quase chegar à meta, mas por detalhe ela acabou saindo à direita do ângulo. De imediato, o Flamengo teve uma sequência no campo de ataque, com escanteios, mas nada que passasse pela defesa tricolor e por Gabriel Grando.
O Grêmio seguiu buscando criar oportunidades e chegou novamente com 7’. Suárez trabalhou com Carballo na esquerda, que recebeu o passe e fez um cruzamento na área, mas o goleiro carioca segurou. Quatro minutos depois, mais uma chance: após erro na saída de jogo adversária, Villasanti finalizou em cima do arqueiro carioca. Na sobra, Suárez apareceu e tentou encobrir Matheus Cunha, mas a bola passou por sobre a meta.
Em um erro na defesa, a bola ficou com o Flamengo, chegando a Gabriel Barbosa, que mandou em direção a meta tricolor – Grando defendeu em dois tempos, assim como o cruzamento de Bruno Henrique, da esquerda, que veio na sequência, passados 17’. Os gremistas não ficaram recuados e como resposta, já partiram para o ataque. Da direita, João Pedro avistou Luis Suárez dentro da área, que analisou a jogada e mandou de voleio – mais uma vez a bola não entrou por detalhe.
Passados 21 minutos, o Flamengo teve uma chance com falta na intermediária de ataque, pela direita: A bola foi colocada na área, houve a finalização de Fabrício Bruno, mas Grando espalmou e a defesa ajudou afastar.
Próximo dos 30’, o Grêmio roubou uma bola em frente a grande área, F. Cristaldo serviu Suárez, que tentou o cruzamento, mas a bola explodiu no defensor. Mas aos 32 minutos de bola rolando, o Flamengo conseguiu aproveitar a oportunidade e abriu o placar com Gabriel Barbosa. Wesley acionou Bruno Henrique, que fez um cruzamento rasteiro para o camisa 9, que mandou para o fundo do gol.
Os cariocas tiveram um pênalti a seu favor aos 36’, quando De Arrascaeta tentou cruzar e a bola bateu no braço de Bruno Alves. Gabi Barbosa cobrou e Gabriel Grando brilhou, defendendo a cobrança do atacante.
A primeira mudança na equipe foi feita na reta final do primeiro tempo, com Ferreira no lugar de Bruno Uvini. Com a mudança, sai o esquema com três zagueiros.
O Grêmio voltou para a etapa complementar sem mudanças. Com 4 minutos de bola rolando, o Tricolor tentou pela esquerda, com Ferreira, Villasanti e Suárez, tentando uma infiltração na área adversária, mas a zaga carioca conseguiu cortar.
Quando o Tricolor chegava pela esquerda, Villasanti foi derrubado com falta. O paraguaio acionou Cristaldo, que fez um cruzamento na área, mas a bola saiu.
Após a cobrança de tiro de meta de Matheus Cunha, Suáres roubou a bola e mandou para o fundo das redes, mas a arbitragem assinalou falta técnica do uruguaio, alegando que estaria dentro da área, passados 10’.
Aos 14’, Kannemann, já amarelado durante a partida, acabou levando o seu segundo cartão, sendo expulso da partida. Com isso, mudanças no Tricolor: Saiu F. Cristaldo, entrou Gustavo Martins.
Com 20’ jogados, a melhor chance da etapa complementar. Ferreira desceu pela direita, trabalhou com Carballo e seguiu para o meio, onde arrematou, mandando com muito perigo em direção ao gol, mas a bola saiu à esquerda. Três minutos depois, o Flamengo trabalhou de pé em pé até que a bola chegou a Thiago Maia, que cruzou na área, mas acabou morrendo no fundo do gol.
Próximo dos 30’, a bola sobrou para Suárez na área, que chutou, mas a bola desviou na zaga. Na sequência, Bitello também tentou um cruzamento e Reinaldo um cabeceio, após escanteio, mas sem sucesso.
Mais duas mudanças na equipe: Zinho e Nathan nos lugares de Bitello e Carballo, passados 31’.
Na reta final da partida, após escanteio, João Pedro recebeu na meia-lua da grande área e acabou arriscando com um chute forte, mas a bola passou por sobre a meta.
Com o resultado, a equipe do técnico Renato Portaluppi busca reverter a contagem no jogo do próximo dia 16 de agosto, no Maracanã.