Ações educativa da Saúde beneficiam bairros de Cachoeira do Sul

Por
Ações educativa da Saúde beneficiam bairros de Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
16 de julho de 2023 - 62b518f6b1914df6edbce0d3ab95f483 (1)

O trabalho integrado dos postos de saúde com os serviços especializados da rede municipal, como a equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental (Ament), tem propiciado uma diversificada programação de ações educativas de saúde pelos bairros da cidade. O engajamento dos usuários do SUS aos temas que oportunizam a transmissão de conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida das comunidades vem ocorrendo através dos grupos de convivência formados pelas unidades de cada bairro, numa retomada dos encontros que haviam sido suspensos em razão da pandemia do coronavírus.

As coordenações dos postos de saúde definem suas pautas conforme as demandas de cada região, absorvidas por meio da atuação dos agentes comunitários de saúde no contato com os moradores de suas áreas e até no contato das equipes de enfermagem durante os atendimentos presenciais. São recorrentes nas ações preventivas assuntos relacionados às doenças crônicas (diabetes, hipertensão, osteoporose, obesidade), a temática multidisciplinar de gestantes e idosos, e cada vez mais têm garantido espaço os cuidados com a saúde mental e as práticas de combate ao sedentarismo. A mais recente ação ocorreu na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tupinambá. O grupo de convivência coordenado pela enfermeira Andiara Ramos trouxe outra importante abordagem: a qualidade do sono.

INSÔNIA E AUTOMEDICAÇÃO

Para abordar o tema, a equipe de saúde convidou a psicóloga da Ament, Ingrid Vargas, a propor uma reflexão e esclarecer as dúvidas dos seus pacientes. A servidora falou aos usuários do SUS sobre as fases do sono, a relação dos sonhos e o armazenamento de memórias, o uso de medicações para dormir e os riscos da automedicação, a higiene do sono (adoção de hábitos e rotinas que contribuem para a qualidade do sono), a insônia e suas consequências na saúde e a aromaterapia como alternativa, entre outros aspectos. “Nestes encontros tentamos combater a banalização do uso dos remédios para dormir por conta própria, uma vez que o tratamento medicamentoso nestes casos deve ser precedido de avaliação médica individual”, explica Ingrid.

Outro ponto frequentemente abordado em termos de distúrbios do sono está relacionado ao uso das telas na hora de dormir. “A luminosidade promove estímulos e inibe a produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono”, acrescenta a psicóloga, esclarecendo que o ideal é que a pessoa permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

PROMORAR VAI MOBILIZAR AS MULHERES

Na Estratégia de Saúde da Família do Bairro Promorar, o programa de educação em saúde vai focar no público feminino, depois que a coordenadora da ESF, enfermeira Olimara Bassani Costa, constatou queda na procura das mulheres pelos serviços oferecidos na unidade. A equipe do bairro vai ganhar o reforço de duas profissionais da Ament – a assistente social Neide Pereira e a psicóloga Ingrid Vargas – para deflagrar uma busca ativa pelas pacientes. A proposta das servidoras será atraí-las para uma reunião do grupo de acolhimento, prevista para às 14h do próximo dia nove. Na pauta do encontro a equipe pretende priorizar conceitos de autocuidado e autoestima, que são pilares da saúde mental, repercutindo também outras questões relacionadas aos transtornos de ansiedade e depressão.