Aluno encontra pepita de ouro

Por
Aluno encontra pepita de ouro
FAZ BEM
12 de julho de 2023 - Aluno: pepita de ouro / Crédito: Reprodução

Um aluno em excursão encontra uma pepita de ouro. Enredo de filme? Parece. Mas aconteceu. E a história vem repercutindo. Foi durante uma atividade do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro, interior de Minas Gerais.

Na cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais, o estudante do 6º ano encontrou uma pepita de ouro na mina Presidente Tancredo Neves. O local está desativado há mais de cem anos para fins exploratórios.

O professor de História que acompanhou a turma, Junio César Oliveira Martins, divulgou nas redes sociais que o episódio ocorreu quando o grupo de 41 alunos desceu a uma profundidade de 60 metros. Um deles percebeu algo diferente que brilhava. Era a pepita, de 24 quilates, e com valor estimado entre R$ 300 e R$ 500. O achado valioso ficará sob responsabilidade do instituto para fins pedagógicos.

Aluno encontra pepita de ouro / Crédito: Reprodução

Além da visita à mina, os estudantes também conheceram igrejas e prédios históricos, além do tradicional passeio de Maria Fumaça. Mas em nada foi encontrado de valioso nos demais locais.

A cidade histórica de Minas Gerais também cresceu durante o ciclo do ouro. Foi a primeira da região a desenvolver um amplo comércio, a indústria têxtil e a utilizar um ramal da estrada de ferro Oeste Minas, que a ligava ao Rio de Janeiro. São João Del Rey acabou consolidando seu nome como um núcleo comercial, afatsando o risco de padecer com o esgotamento das minas de ouro. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Iphan em 1943.

São João Del Rey faz parte do circuito turístico Campos das Vertentes, oferecendo suas construções históricas, igrejas em estilo barroco, artesanato em pedra sabão, prata e latão, tecelagem e artefatos de couro.

O presidente eleito Tancredo Neves era natural de São João Del Rey, dando nome para a mina de ouro onde a pepita foi localizada.