Único brasileiro ainda invicto na CONMEBOL Libertadores, o Inter enfrentará o River Plate nas oitavas de final do principal torneio do continente. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, e os 90 minutos decisivos serão disputados no Beira-Rio. Realizado nesta quarta-feira (05/07), sorteio da fase de mata-matas da competição foi transmitido ao vivo pelo Mundo Colorado, que entrevistou o técnico Mano Menezes após a definição dos confrontos.
O Clube do Povo já disputou seis jogos na CONMEBOL Libertadores de 2023. Desses, três foram encerrados com vitória do Colorado e outros três em igualdade. Por outro lado, o River avançou para as oitavas após encerrar a fase de grupos na segunda colocação da chave D. Para Mano Menezes, porém, o desempenho até aqui construído pelas equipes fica em segundo plano a partir da estreia na seleta fase eliminatória da competição.
“Quando se classifica para uma Libertadores, você já está em um grupo seleto da América do Sul. E depois que se passa da fase de grupos, esse grupo fica mais seleto ainda. Agora não tem escolha, não tem para ninguém. A gente tinha que esperar o sorteio e ver quem nos cabia. Coube o River, e vamos fazer uma oitavas de final com a grandeza que tem os dois clubes, multicampeões da América. De agora para frente, é 50 a 50. E vamos ver quem tem mais farinha no saco, como se fala lá no interior.”
Mano Menezes
Líder do Campeonato Argentino, o River soma, a cinco rodadas do fim da competição, nove pontos a mais do que seus perseguidores diretos. Assim, os Millonarios, que desde o início do ano são comandados por Martín Demichelis, dão mostras de que souberam superar a saída de Marcello Gallardo, técnico da equipe durante oito temporadas consecutivas. Essa estabilidade, na visão de Mano, é fruto de uma ideia de futebol bem enraizada na instituição.
“O River é daqueles clubes que têm uma ideia de futebol mais enraizada. E é bem provável que, na busca do novo técnico, se levou muito isso em consideração: a característica do grupo que aí estava, os remanescentes que iam ficar, para seguir a ideia mesmo, mas com um outro profissional dando a sua marca. É sempre assim quando um treinador assume. (…) Ninguém sai do River à revelia. Existe uma coisa bem encaminhada, um projeto bem conduzido, uma filosofia de futebol.”
Mano Menezes
Mais do que a história, Mano Menezes também revelou conhecer detalhes do atual momento do River Plate. Telespectador frequente das partidas disputadas pelo time de Demichelis, o comandante do Clube do Povo teceu elogios a algumas das novas caras protagonistas no elenco millonario, caso dos atacantes Ezequiel Barco e Lucas Beltrán.
“O Barco voltou a render mais próximo daquele Barco do Independiente, e isso tem muito a ver com estar em uma liga com nível mais baixo e depois voltar. Demora um tempo para se retornar, isso acontece com todo mundo – e aconteceu com ele também. Levaram o Borja, com uma ideia, talvez, de ser o titular, mas Beltrán surpreendeu e, mesmo não sendo um centroavante, tem conseguido dar à equipe um equilíbrio maior e uma variação maior de construção de jogada ofensiva.”
Mano Menezes
Extremamente justificáveis, os elogios ao River Plate corresponderam somente à primeira parte da entrevista de Mano Menezes para o Mundo Colorado. O Clube do Povo, afinal, vive seu melhor momento em 2023, e a consistência de seus comandados foi elogiada pelo treinador alvirrubro, que afirmou: o Inter estará preparado para as oitavas de final da Libertadores, que será disputada nos dias 1º e oito de agosto.
“A gente sempre fala muito do conhecimento do adversário, da capacidade do adversário, mas eu acho mais importante o conhecimento que a gente tem sobre a gente. Entender a capacidade que temos, o estágio em que estamos, o que podemos entregar. E essa fase, em que a equipe começa a entregar números melhores, certamente vai influenciar muito no nosso estado e no nosso estágio quando enfrentarmos as oitavas de final. E vamos aproveitar, também, bem esses 30 dias que faltam até lá. Temos jogos grandes para serem jogados, que certamente vão nos deixar melhor preparados.”
Mano Menezes
Por fim, Mano Menezes também deixou uma convocação para a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande. Já importante na vitória de 3 a 1 sobre o Independiente Medellín, que garantiu ao Inter a classificação como líder do grupo na CONMEBOL Libertadores, o apoio emanado das arquibancadas do Beira-Rio será ainda mais decisivo na luta para atingir os objetivos traçados para o segundo semestre de 2023.
“Precisávamos fazer algumas correções, fizemos, e essa continuidade, com a qualidade que o elenco tem, comprometido da maneira que a gente quer, vai apresentar resultados positivos. E acho que ganhamos mais autoridade para voltar a pedir o nosso torcedor ao lado da equipe. Os resultados dão essa autoridade, porque o torcedor se sente, de novo, motivado para ir no estádio em número maior. Nós vamos precisar, e nesses jogos grandes o torcedor sabe que tem uma parcela fundamental naquilo que a equipe pode conquistar.”
Mano Menezes
Antes de estrear na fase eliminatória da CONMEBOL Libertadores, o Inter tem cinco jogos por disputar no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (9), o Colorado enfrentará o Fluminense, no Maracanã, em partida da 14ª rodada nacional. Depois, Palmeiras, Bragantino, Cuiabá e Corinthians despontam no calendário do Clube do Povo, que, distante apenas dois pontos do G4 do país, buscará dar sequência à luta pelas primeiras posições da tabela.