Trabalhador rural Gilberto Soares Andrade atuava na instalação de drenagem numa propriedade no Piquiri quando aconteceu o acidente / Foto: Divulgação
Foi identificado como Gilberto Soares Andrade, 56 anos, o trabalhador que faleceu em soterramento ocorrido na tarde desta segunda-feira (3) numa propriedade rural no Piquiri, interior de Cachoeira do Sul. Ele trabalhava acompanhado do colega Cristiano Bolzan na instalação de uma tubulação de drenagem numa lavoura quando ocorreu um desmoronamento. Andrade era morador da Vila Piquiri/Posto Shell.
As informações preliminares que chegaram ao Corpo de Bombeiros davam conta de que os dois trabalhadores haviam sido soterrados pela terra da taipa de um açude. No entanto, quando as equipes de socorro dos Bombeiros e do Samu chegaram ao local, constatou-se que a dupla trabalhava numa valeta quando ocorreu um deslizamento de terra. O canal havia sido aberto por uma retroescavadeira e os homens acomodavam manualmente a tubulação de uma drenagem de lavoura no momento em que aconteceu o desastre.
O trabalhador Cristiano Bolzan foi resgatado do buraco pelo Corpo de Bombeiros e socorrido pelo Samu ao Hospital de Caridade e Beneficência para atendimento. O trabalho de resgate exigiu cautela por parte das equipes, pois Bolzan estava com o pé preso na terra, o que dificultou o trabalho das equipes.
Durante os trabalhos de resgate, a Polícia Civil foi acionada para autorizar a liberação do corpo de Andrade, que foi removido ao Posto Médico Legal de Cachoeira do Sul, onde deve passar por exame de necropsia. Até o fechamento desta matéria, às 23h44min, não havia informações sobre velório e sepultamento.