Crédito: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
O Grêmio é vice-líder do Campeonato Brasileiro. A confirmação da segunda colocação na competição veio após o Tricolor vencer o Coritiba por 5 a 1 na tarde deste domingo, 25. Na Arena, com a presença de 37 mil torcedores, os gols do Tricolor foram marcados por Cristaldo, Villasanti, Bitello, Suárez e André Henrique.
O próximo compromisso da equipe é no sábado, 1º, diante do Bahia, na Fonte Nova.
Em campo, com o retorno da dupla Kannemann e Bruno Uvini, que estava suspensa na última partida, Renato Portaluppi escalou os defensores e optou por permanecer com o esquema 4-2-3-1. Outra mudança em relação ao último jogo foi a volta do arqueiro Gabriel Grando, Carballo no meio-campo e Vina como titular no ataque.
A primeira tentativa de gol do jogo veio aos quatro minutos, a favor do Tricolor. Em cobrança de falta, Cristaldo encontrou Carballo, que cabeceou, mas a bola subiu demais. O Grêmio, desde o início da partida, trocava passes no ataque, mas encontrava um adversário fechado.
O Coritiba buscava encontrar oportunidades em contra-ataques. Com sete jogados, Gabriel Grando precisou trabalhar e realizou uma grande defesa, após espalmar um chute forte, de dentro da área, de Marcelino Moreno.
O Grêmio voltou a assustar aos 10’. Reinaldo cruzou, Bitello recuou para Vina, que, da entrada da área, chutou cruzado, porém a finalização ficou na defesa.
Com dificuldades, devido a marcação adversária, o Tricolor buscava seguir com a posse de bola, trocando passes para encontrar o gol.
Os adversários, quando chegavam, era com perigo. Aos 18’, em duas oportunidades, o arqueiro gremista brilhou e afastou. Já com 19’ jogados, após cobrança de escanteio, Bruno Viana subiu mais que a defesa gremista e colocou a bola para fora.
Atuando em casa, o Tricolor seguia buscando o resultado. Com 24’, Cristaldo, pela direita, cruzou na cabeça de Uvini, que finalizou na trave. No rebote, Vina também quase balançou as redes, mas a bola subiu demais. Aos 29’, mais uma grande chance para o Grêmio. João Pedro, pela direita, encontrou Reinaldo, que, da entrada da área, chutou firme e a bola passou rente a trave. No lance, a bola pegou no braço da defesa e a arbitragem, após checar o VAR, marcou pênalti. Cristaldo bateu, converteu e abriu o placar na Arena.
Após o gol, o Tricolor seguiu em cima, trocando passes e buscando o segundo. Porém, quando o ponteiro chegava aos 40’, Gabriel Grando não conseguiu defender o chute de Alef Manga, que bateu colocado e tirou a bola do arqueiro gremista.
O Grêmio continuou buscando o gol e a vitória. Aos 44’, Suárez, livre, finalizou de frente para o gol, mas a defesa cortou. Na sobra, Vina chutou firme, mas a tentativa pegou no goleiro adversário. No último lance, aos 47’, Suárez entrou na área, pela esquerda, e bateu cruzado, mas a chance passou por todo mundo.
A equipe de Renato Portaluppi voltou para a segunda etapa sem modificações. Na primeira chegada ao ataque, o Tricolor ampliou o marcador. Aos dois minutos, após um belo toque de bola, Suárez, pela esquerda, cruzou na medida para Villasanti, que cabeceou para o gol.
Só dava Grêmio na etapa complementar. Há cada oportunidade, o Tricolor aproveitava. Aos oito, João Pedro escorou para Bitello, que, de longe, bateu firme e acertou o canto do goleiro Gabriel, que nada pôde fazer. Golaço.
O Coritiba buscou assustar a equipe gremista aos 10’, mas Gabriel Grando pegou firme o chute de Marcelino Moreno. Logo depois, o Grêmio voltou ao ataque. Luis Suárez cortou e bateu, mas a finalização subiu demais.
O Tricolor, quando chegava ao ataque, seguia levando perigo. Com 14’ jogados, Bitello deixou a bola para Vina, que chutou rasteiro e forte, mas a tentativa passou rente a trave. Aos 15’, Vina saiu do gramado para entrada de Bruno Alves.
A equipe de Renato Portaluppi voltou ao ataque aos 20’, com muito perigo e, novamente, balançou as redes. Dessa vez, Suárez não desperdiçou. Reinaldo cobrou falta rápida e o artilheiro gremista, marcado, conseguiu girar e balançar as redes.
O goleiro Gabriel Grando, quando acionado, mostrava confiança e defendia as oportunidades do Coritiba.
O ponteiro passava dos 28’, quando o técnico gremista realizou mais três trocas. Cuiabano, Nathan e André Henrique entraram nas vagas de Reinaldo, Cristaldo e Suárez.
Com 31’, Rodrigo Pinho colocou uma bola na trave. Logo depois, Gabriel Grando salvou o Grêmio mais uma vez. Aos 34’, Kannemann quase marcou. Após cruzamento, o zagueiro tricolor mergulhou, para grande defesa de Gabriel. Logo depois, com 37’, João Pedro saiu para entrada de Lian.
A pressão seguiu. Aos 38’, Nathan encontrou André Henrique, que avançou para dentro da área, pela esquerda, e bateu cruzado, marcando seu primeiro gol com a camisa gremista.
O ponteiro passava dos 46’, quando André Henrique sofreu uma cotovelada e Bruno Gomes levou cartão vermelho, após a arbitragem checar o VAR.
Final de jogo: Grêmio 5×1 Coritiba.