A Prefeitura de Cachoeira do Sul segue com as estratégias de retirada definitiva das construções da Praia Nova. Os banheiros, caixa d’água e demais instalações que eram construções da Prefeitura foram retirados ainda no mês de abril. Mais recentemente, foram retirados as construções e resíduos “deixados por grande parte dos cerca de 20 acampamentos que estavam no local”, segundo nota emitida pela Administração Municipal. Ainda de acordo com a Prefeitura, dois permancem: em um dos casos, o proprietário não foi encontrado para retirar os seus pertences e no outro, o morador não teria “para onde ir”. Neste caso, a Secretaria de Inclusão Social foi acionada para atendimento social.
Na última sexta-feira, representantes das Secretaria de Governo, Indústria e Comércio, Turismo, Obras, Meio Ambiente e Saúde se reuniram com três dos cinco proprietários de bares da Praia Nova para tratar da necessidade de atender a determinação do Ministério Público no sentido de cumprir a legislação ambiental vigente, que não permite construções em área de proteção permanente (APP), na qual a Praia Nova está enquadrada, além da falta de alvará sanitário e de funcionamento dos referidos bares.
Foi acordado que na semana entre 3 e 7 de julho, os proprietários de bares devem retirar todos os pertences que estão no local. A Prefeitura oferecerá equipe para auxiliar no desmonte e no transporte do que quiserem aproveitar.