A cultura comunitária do Bairro Quinta da Boa Vista, sedimentada a partir da ação atuante de sua Associação dos Moradores, inspirou a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da região a ampliar a proposta de um grupo de convivência voltado à atividade física para um projeto mais abrangente.
A partir de uma equipe de caminhada formada anteriormente por iniciativa da EAP Marina, a unidade do Bairro Quinta está unindo pacientes de ambos os postos de saúde para uma abordagem que contemple programação mais diversificada com foco em saúde e qualidade de vida, que possa congregar o público de diferentes faixas etárias com interesses distintos.
O Projeto de Apoio à Comunidade “Todos pela Vida” tem o apoio da Associação dos Moradores do Quinta da Boa Vista, que cede o pavilhão para as atividades, e pretende ampliar seu olhar para um contexto multidisciplinar, que abranja cuidados com a saúde física e saúde mental.
“Nossos desafios como profissionais de saúde foram amplificados no pós-pandemia no que se refere a resgatarmos os hábitos de convivência social e combatermos o isolamento, causa do acréscimo nos diagnósticos de transtornos mentais, e passarmos a incentivar hábitos como o autocuidado e o vínculo coletivo, que serão nossos importantes aliados na prevenção da saúde física”, reflete uma das idealizadoras da proposta, enfermeira Chaiene de Moraes Dresch. Diante deste panorama, o grupo de caminhada ganhou novas atividades como sessões de alongamento, acompanhamento da pressão arterial e nível da glicose, culinária saudável e confecção do sal verde de ervas nesta primeira etapa.
PARCERIAS PARA CRESCER
Para breve, também integrarão a programação encontros de terapia ocupacional, a criação de um livro de culinária saudável, oficinas de artesanato e uma horta comunitária. Aos poucos, os interesses e prioridades dos usuários vão ficando mais evidentes e a busca de parcerias de outras áreas será inevitável, projetam os coordenadores da ação, como buscar contribuições de órgãos como CREAS, CRAS, EMATER e outras secretarias municipais que possam contribuir com seus conhecimentos.
O projeto que começou no final de abril com uma turma de seis participantes, agora já contabiliza 25 assistidos e tem o objetivo de agregar mais gente. “Não há limitação de idade para acessar o programa”, acrescenta Chaiene. Na prática, acrescenta a coordenadora da ESF Quinta da Boa Vista, Itiane Ottes, “queremos enconrajar mudanças sustentáveis no estilo de vida, com a participação ativa da comunidade e círculo familiar se possível, estimulando exercícios físicos, facilitando o acesso a alimentos saudáveis, limitando o tempo nas telas e colaborar para a melhoria na qualidade do sono e bem-estar”.
O Projeto Todos pela Vida acontece todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 8h15, com partida do posto de saúde para a caminhada e demais atividades no pavilhão comunitário.
O QUE CONTEMPLA O PROJETO
– Alertar quanto aos perigos de uma má alimentação;
– Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;
– Ensinar a importância de higienizar os alimentos – criar a horta comunitária;
– Desenvolver capacidade analítica e interpretativa com os assistidos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
– Incluir atividades esportivas, de lazer e culturais, oportunizando o envelhecer saudável;
– Incluir grupos de artesanato, terapia ocupacional e oficinas de culinária nas atividades semanais.