A 23ª Fenarroz – Multifeira do Agronegócio teve sua solenidade de abertura nesta quinta-feira, com a presença de autoridades do governo federal, estadual e municipal, no Ginásio da Fenarroz, em Cachoeira do Sul.
O presidente da 23ª Fenarroz, Francisco de Paula Vargas Júnior, recebeu as autoridades presentes com satisfação e alegria pela sua presença e prestígio à feira. Ele ressaltou a transformação da Feira Nacional do Arroz em uma Multifeira do Agronegócio, que atualmente abrange diversas culturas, como soja, milho, trigo, noz-pecã, oliva, pecuária e outras, refletindo a diversificação da propriedade rural e o crescimento econômico.
Durante a solenidade, o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, abordou o programa de enfrentamento da seca e o plano safra direcionado à agricultura familiar e ao agronegócio, que será lançado em breve. Também estiveram presentes o Secretário da Agricultura, Giovani Feltes, representando o governo estadual, Edegar Pretto, presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o deputado federal Heitor Schuch, representando a Câmara de Deputados, o deputado estadual Valdeci Oliveira, representando a Assembleia Legislativa do RS, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, que enalteceram a 23ª Fenarroz e compartilharam perspectivas positivas para o setor.
A vice-prefeita Ângela Schuh, representando a Prefeitura Municipal, ressaltou a importância da agricultura familiar na feira e o crescimento da diversidade agrícola na cidade, incluindo a produção de noz-pecã, oliva, celulose, soja e pecuária. Além disso, ela solicitou o apoio do Ministro para acelerar a reforma da Ponte do Fandango, que está prejudicando o escoamento da produção.
Após a solenidade de abertura, a Diretoria Executiva da Feira e as autoridades presentes visitaram os expositores e confraternizaram com um almoço no CTG José Bonifácio Gomes.
A Fenarroz estará aberta até domingo.