A história do ucraniano Sergei Ponomarenko é um marco quando a pauta usuários de redes socais que dizem ser viajantes do tempo. Em 2006, ele procurou as autoridades de Kiev dizendo ter nascido em 1932. Ponomarenko tinha um documento de identidade soviético da década de 1950 que dizia que ele tinha 25 anos de idade. Quando os policiais revelaram as fotos na câmera do rapaz, encontraram fotos dele e de uma mulher misteriosa na Ucrânia nos anos 50.
Em uma busca, descobriram que um homem chamado Sergei Ponomarenko realmente desapereceu em 1958. Ainda encontraram a mulher que estava nas fotos antigas, que em 2006, já estava na casa dos 70 anos. Ela disse que havia reencontrado seu namorado, mas em 2050, e mostrou uma foto dos dois juntos, supostamente 100 anos depois das imagens originais.
Mas agora, em 2023, o youtuber Joe Scott encontrou uma explicação para o caso. No vídeo, ele revela que as fotos apresentadas por Ponomarenko foram tiradas de um programa de TV ucraniano chamado “Aliens”. Uma das imagens, inclusive, mostra o Empire State Building, que fica em Nova Iorque.