Saúde mobiliza equipes das 9h às 17h. Foto: Arquivo/OC.
O D da Vacinação em Cachoeira do Sul neste sábado, das 9h às 17h, mobiliza as equipes da Secretaria Municipal da Saúde na cidade e no interior. A expectativa é de que a população atenda ao chamado diante da pouca procura às unidades sanitárias para a imunização contra a gripe e covid-19.
Na zona urbana, foi ampliada de quatro para oito os locais de imunização: EAP Central (prédio do INSS), EAP Centro Social Urbano, ESF Carvalho, ESF Promorar, ESF Barcelos, ESF Tupinambá, ESF Ponche Verde, ESF Quinta da Boa Vista. Somente as unidades dos bairros Marina e Noêmia não estão aplicando a vacina.
Para o interior, foram estabelecidos roteiros. As comunidades do Barro Vermelho, Dorasnal, Palmas, Bosque, Piquiri, Capão da Cruz e Três Vendas foram mobilizadas para receberem as doses contra a gripe e covid-19.
ATENÇÃO
Nas comunidades do interior serão priorizados os imunizantes contra influenza e covid, tendo em vista a chegada do frio e as dificuldades de conservação das doses em grande quantidade e em locais que não contam com equipamentos apropriados à conservação destas.
Segundo a Secretaria da Saúde, criada visando a mobilização de crianças, jovens e adultos em torno da vacinação, a data consiste em uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, visando facilitar o acesso a todas vacinas do calendário nacional. Através da campanha de imunização, é possível evitar ainda o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.
SERVIÇO
Dia D de Multivacinação – Sábado, 20 de maio
ZONA URBANA
Todas as doses do calendário de rotina da vacinação
Horário: 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Pontos de imunização: EAP Central (prédio do INSS), EAP Centro Social Urbano, ESF Carvalho, ESF Promorar, ESF Barcelos, ESF Tupinambá, ESF Ponche Verde, ESF Quinta da Boa Vista
INTERIOR DO MUNICÍPIO
ROTEIRO 1
Barro Vermelho
9h – Escola São Francisco
Dorasnal
10h30 – Igreja Nossa Senhora Aparecida
Palmas
13h30 – Igreja São José
Coleginho Br 290
14h30 – Colégio Ana Neri
ROTEIRO 2
Bosque
9h às 12h – Igreja Santíssima Trindade
13h30 às 16h – Posto de Saúde do Bosque
ROTEIRO 3
Piquiri
9h – Comunidade Vila Lobos
10h – Costa do Piquiri
11h30 – Posto Shell
13h30 – Esquina do Timóteo
14h30 – José de Anchieta
15h30 – Escola Pio XII
ROTEIRO 4
8h30 – Armazém da Leci Comunidade Santa Ana
9h30 até às 10h – São José Operário e Vila Carraro
11h às 11h30 – Teonas Leivas
14h às 15h – Vila Vargas
ROTEIRO 5
Ferreira
9h às 10h20 – Salão paroquial do Capão da Cruz
10h30 às 11h50 – Salão dos Enforcados
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul disparou no final da tarde de (18) um alerta epidemiológico na cidade devido a um óbito por gripe H1N1 (vírus Influenza), baixa cobertura vacinal e internações causadas pela doença por conta de quadros clínicos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Embora o óbito tenha ocorrido em 9 de maio, a preocupação das autoridades tem base no crescente número de hospitalizações por quadros respiratórios e pela pouca procura pela vacina da gripe, especialmente por parte dos grupos prioritários.
De acordo com o documento assinado pela enfermeira Andréa Santos, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, até o momento a cobertura vacinal nos grupos prioritários chegou a 33,97% em Cachoeira do Sul, percentual muito distante da meta de 90%. “A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em surtos, epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, diz o alerta da SMS.
INTERNAÇÕES EM CACHOEIRA DO SUL
Dados extraídos do alerta epidemiológico da SMS apontam que, em 2023, ocorreram 32 internações por SRAG de residentes em Cachoeira do Sul. Desses, 13 (40,62%) foram por agentes/causas não especificados, nove (28,12%) por Covid-19 e seis (18,75%) por Influenza, sendo estes 2 (6,25%) por Influenza B e 4 (12,5%) por Influenza A.
Dos confirmados por Influenza A, três eram por H1N1pdm09 e um por Influenza A aguarda resultado de genotipagem. Também foram registradas três (9,37%) internações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças.