Efeito do Observador

Por
Efeito do Observador
MUÇARELA
8 de maio de 2023 - olhos

O Efeito do Observador é um fenômeno bastante conhecido da física quântica. Consiste no seguinte: a simples observação pode alterar o estado de uma partícula ou o resultado de uma medição. Claro. Parece bem estranho, né? Mas o assunto está cada vez mais sério.

Os átomos não se movem enquanto estão a ser observados. Calma. A conclusão vem da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, onde um grupo de cientistas verificou que o chamado “efeito Zenão quântico” é real.

O efeito é um conhecido paradoxo que implica que uma partícula instável pode ser impedida de decair através de medições muito frequentes – ou seja, que uma partícula observada pára de se mexer. O nome “efeito Zenão quântico” tem origem num artigo científico escrito em 1977.

Para realizar a experiência, os pesquisadores Yogesh Patil e Srivatsan Chakram criaram um gás de rubídio que arrefeceram em uma câmara de vácuo. Depois usaram lasers para fazer com que os átomos no gás se ordenassem. Aquilo que mostraram foi que, observando os átomos, eram capazes de impedir que se movimentassem, confirmando o “efeito Zenão quântico”.

Seriam os átomos… tímidos?