A secretária da Saúde, junto com Helvécio Magalhães, exibe o documento com as demandas do Estado ao Ministério da Saúde / Crédito: Itamar Aguiar/ SES
Em reunião nesta sexta-feira, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, apresentou demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado a Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.
No encontro, no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, foi apresentado um estudo sobre a recomposição do Teto Mac, limite de custeio do governo federal para ações e serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade. Outros temas discutidos foram a habilitação de novos serviços nos Hospitais de Guaíba, Regional de Santa Maria e Geral de Caxias, e a recomposição de recursos para serviços e medicamentos de oncologia.
Boa parte das demandas havia sido apresentada pelo governador Eduardo Leite à ministra da Saúde, Nísia Trindade, na quinta-feira. O encontro desta sexta serviu para o detalhamento das necessidades.
“A entrega do documento significou a apresentação dos pleitos do Rio Grande do Sul”, explicou a secretária Arita Bergmann. “O que se observa é o acolhimento do Ministério da Saúde e a sintonia do governo federal com os princípios do SUS, que nos une, gestores municipais, estaduais e federais irmanados na defesa do direito à saúde da população, de acordo com aquilo que são as linhas do Sistema Único de Saúde”.
“Foi uma reunião muito produtiva. É muito importante registrar a consistência dos dados e dos pleitos do Estado, muito justos”, disse Helvécio Magalhães. “É uma pauta extensa, é claro que não vamos resolver todos os problemas pela limitação orçamentária do ano; Mas nós vamos analisar com a nossa equipe cada situação e uma parte será atendida, além de apontamos para o futuro, para os novos orçamentos”.