Parto na ambulância: hospital de Arroio do Tigre alega que procedimento deveria ter sido em Cachoeira do Sul

Por
Parto na ambulância: hospital de Arroio do Tigre alega que procedimento deveria ter sido em Cachoeira do Sul
SAÚDE
29 de abril de 2023 - HCB

Uma criança nasceu dentro de uma ambulância em frente ao Hospital Santa Rosa de Lima, na cidade de Arroio do Tigre. O procedimento ocorreu nesta sexta-feira, envolvendo uma gestante, moradora de Segredo, que estava internada no Hospital São João Evangelista, de Sobradinho e entrou em trabalho de parto. Devido à falta de um médico obstetra no hospital em que a gestante estava internada, ela foi levada para outroa casa de Saúde.

Mãe e bebê foram encaminhados para o Hospital de Sobradinho e seguem em recueração. A direção do Hospital Santa Rosa de Lima divulgou comunicado por meio de seu assessor jurídico, Altemar Rech. Conforme destaque da nota, a responsabilidade do parto ter ocorrido no veículo foi da secretária de Saúde de Segredo, por ter retirado uma paciente do hospital em Sobradinho. Na sequencia do comunicado, o assessor jurídico do hospital ressaltou que “o hospital não tem convênio para plantão obstétrico com o município de Segredo e que o serviço de regionalização dos partos ainda está sendo avaliado pela instituição. Segundo ele, a gestante deveria ter sido levada para Cachoeira do Sul, que ainda é referência para a região.

A secretária de Saúde de Segredo, Vanusa Fernandes, entrou em contato com o Hospital Santa Rosa de Lima para realizar a transferência, mas a ambulância acabou chegando ao local com as portas fechadas. As razões ainda devem ser esclarecidas com  avançar da apuração do caso.

A gestante deu à luz dentro da ambulância, com a ajuda da médica e duas enfermeiras do Hospital São João Evangelista que acompanharam o deslocamento.