Secretaria Estadual fica em 3º entre colaboradores em dados sobre saúde silvestre

Por
Secretaria Estadual fica em 3º entre colaboradores em dados sobre saúde silvestre
VITTA/VIDA&SAÚDE
26 de abril de 2023 - morcego

A Secretaria da Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), ficou na terceira colocação no prêmio 10+ Colaboradores do Siss-Geo 2022 entre as equipes de unidades de saúde, ambiente e outros órgãos que mais colaboraram no ano passado com o Sistema de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz.

Já a pesquisadora Anna Eduarda Pires Gonçalves, atualmente na Fiocruz, foi agraciada com a primeira colocação entre as colaboradoras mulheres pelas colaborações durante sua residência em Vigilância em Saúde na Escola de Saúde Pública (ESP), da Secretaria da Saúde, em 2022.

Desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre, com apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica, o Siss-Geo monitora a saúde dos animais silvestres em ambientes naturais, rurais e urbanos, apoiando a investigação de agentes causadores de doenças que podem acometer pessoas e animais.

“É uma plataforma desenvolvida pela Fiocruz que serve para monitorar e alertar sobre qualquer anormalidade com a fauna silvestre”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) do Cevs, Aline Alves Scarpellini Campos. “Foram incluídas pela pesquisadora no banco de dados todas as amostras para raiva, o que gerou uma grande entrada de informações. É um trabalho que continua sendo feito junto com a equipe do programa de vigilância”.

O Siss-Geo, segundo ela, busca novas formas de tornar mais sensível a vigilância às epizootias, doenças que atacam um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que podem se transmitidas a humanos. Outro objetivo é estimular que qualquer pessoa possa acionar a Vigilância Sanitária, elevando a capacidade para prevenir e controlar zoonoses e para a conservação da biodiversidade brasileira.