Autismo é tema do Fórum TEAcolhe na Ulbra

Por
Autismo é tema do Fórum TEAcolhe na Ulbra
CACHOEIRA DO SUL
25 de abril de 2023 - te

Evento que acontece nesta quarta-feira (26) tem mais de 300 inscritos. Foto: Divulgação.

O II Fórum TEAcolhe Macrovales, que acontece nesta quarta-feira (26) na Ulbra em Cachoeira do Sul conta com a inscrição de mais de 300 profissionais das áreas da saúde, assistência social e educação. A promoção é da Prefeitura.

Os inscritos são dos diversos municípios de abrangência do TEAcolhe Macrovales. A maior parte dos participantes é da área da educação e, conforme declararam no formulário de inscrição, possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre o autismo.

O evento, além de ser gratuito, abordará duas temáticas essenciais a todos os profissionais que atuam com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido a isso há também profissionais inscritos no Fórum que não pertencem aos 62 municípios atendidos pelo TEAcolhe Macrovales.

Daniela Von Rohr, coordenadora do TEAcolhe, esclarece que a grande procura se deu devido ao fato das duas palestrantes do evento terem um currículo exímio. “A Débora Jacks, por exemplo, atua há muitos anos com o autismo, é professora, pesquisadora da educação especial e inclusiva da UFPEL/MEC e a Fernanda Menezes traz no seu currículo o Instituto Farol e toda sua pesquisa e experiência com o método Denver”, salientou.

A coordenadora explica ainda que o Fórum foi pensando para atender as demandas e lacunas, que foram constatadas nas ações de matriciamento realizadas pela equipe do TEAcolhe.

Saiba mais:

Débora Luiza Schuck Jacks – falará sobre o Manejo da Criança com TEA no ambiente escolar.

– Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, Psicopedagogia Clínica e Escolar, Capacitação em DM, Especialização em AEE. Atuou três anos como supervisora das bolsistas da Pedagogia do PIBID da Universidade Católica de Pelotas, foi professora do AEE na E.M.E.F Dr Joaquim Assumpção, atuou como supervisora e coordenadora no CAPTA (Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologia para a Aprendizagem) e também, professora especialista no NAI Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL, e professora convidada do curso de pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Neuropsicopedagogia da Faculdade Educar Brasil. Atualmente é diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, e professora pesquisadora do Curso de aperfeiçoamento em AEE DI e TEA na UFPEL/MEC.

Fernanda Dantas de Menezes – abordará as Intervenções precoces naturalísticas e o que é o modelo Denver

– Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Avaliação e Desenvolvimento. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Pós graduanda em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCar, e em Altas Habilidades/Superdotação pela Sapiens Instituto de Psicologia. Atua em intervenção comportamental naturalística e acompanhamento escolar.