Superintendente da Defesa Civil detalha “Educar para Prevenir” na Câmara

Por
Superintendente da Defesa Civil detalha “Educar para Prevenir” na Câmara
CACHOEIRA DO SUL
23 de abril de 2023 - Edson Neves, superintendente da Defesa Civil / Crédito: OC/Arquivo

O espaço da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira contará com a participação do superintendente da Defesa Civil Municipal, Edson das Neves Júnior. O assunto que será abordado diz respeito ao programa “Educar para Prevenir”.

A formação teve início ainda em novembro, com Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde atuando na iniciativa integrante do programa “Cachoeira do Sul Resiliente”, incluindo uma série de oficinas voltadas à prevenção de riscos e preparação para situações de perigo/desastres.

A Defesa Civil entrou em tratativas com a SMEd para levar o “Educar Para Prevenir” a formação de professores e monitores a partir deste ano.

A reunião do Poder Legislativo desta segunda-feira será a partir das 14 horas.

Saiba mais

O tecnólogo em Gestão Pública, especialista em Gestão Pública Municipal e com formação em Bases Administrativas de Gestão de Riscos e Desastres, Edson Roberto das Neves Júnior, desempenha o cargo de superintendente da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, criado junto com a aprovação da Lei Municipal 4907 de 23 de dezembro de 2022, responsável pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários.

Júnior ingressou como voluntário na Defesa Civil de Cachoeira do Sul em 2009, para auxiliar a comunidade após uma enchente que atingiu o Município. Em 2013, foi convidado a ser o coordenador da Defesa Civil.

Atualmente, a Defesa Civil trabalha dentro de um sistema envolvendo órgãos regionais, estaduais e federais de Defesa Civil através do Sistema integrado de Informações de Desastres (S2ID), com um prazo legal de 10 dias corridos entre a ocorrência do desastre e o envio de todos os laudos, decreto e habilitação do Município, recebendo recursos em contas específicas, devendo realizar ainda execução e prestação de contas.