A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) terá mais um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O quarto CRAS do Município será no Bairro Bom Retiro. O prédio fica na Rua Miguel Simões esquina com Vicente Simões Pires, no Bairro Retiro e será referência para cerca de 5 mil famílias de bairros vizinhos como Tupinambá e Barcelos.
O CRAS será instalado em um prédio que está em fase de construção, mas a obra está sendo feita atendendo a todas as necessidades exigidas para abrigar o serviço. A obra está sendo feita pela DM Construções e o aluguel será de R$ 3 mil, custeado pela SMIS. Neste local, as famílias terão acesso a serviços proteção social básicos. A previsão é de que até o final do mês de junho a obra esteja concluída. A SMIS já está providenciando processo seletivo para a contratação de equipe para atuar no CRAS.
O Secretário de Inclusão Social, Luis Fernando Godoi, frisa que o novo CRAS permitirá que as famílias sejam atendidas mais próximas de sua residência. Hoje, o CRAS de referência para estes bairros é o Frota, que fica no antigo prédio da Rádio Cachoeira, na frente do Estádio Joaquim Vidal e atende a 19 bairros. Parte destes bairros será destinado ao novo CRAS, mas eles ainda não estão definidos.
Uma pergunta
- Secretário Godoi, qual o benefício de Cachoeira do Sul ganhar um novo CRAS?
“O CRAS é um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social. Lá são oferecidos serviços de assistência social com objetivo de fortalecer as convivências entre as famílias e a comunidade. O CRAS é a porta de entrada aos serviços de assistência social do Município”
Os bairros do CRAS Frota (parte deles depois será atendida pelo novo CRAS)
- Frota, Barcelos, Bom Retiro, Cristo Rei, Aldeia, Soares, Carvalho, Virgilino Jayme Zinn, Mauá, Tupinambá, Augusta, Fátima, Vila Nova, Primavera, Santo Antônio, Xangrilá, Marques Ribeiro, Centro e Volta da Charqueada.