Alan Turing / Crédito: Reprodução
A Ciência é muito legal, sim. E pode ser surpreendente. Imagina isso: sementes de chia germinadas em laboratório confirmaram experimentalmente, pela primeira vez, um modelo matemático proposto pelo cientista da computação Alan Turing há 71 anos.
O experimento foi realizado durante o estágio de verão de Brendan D’Aquino, estudante de ciência da computação na Universidade Northeastern em Boston, nos Estados Unidos. O aluno trabalhou com Flavio Fenton, professor de física na Faculdade de Engenharia do Instituto de Tecnologia da Geórgia para testar a teoria.
Alan Turing – aquele mesmo que descriptografou mensagens alemãs na Segunda Guerra Mundial – propôs em 1952 que dois produtos químicos movendo-se e reagindo entre si de um modo matematicamente previsível poderiam explicar formas e padrões na natureza.
Para testarem o modelo do matemático, aluno e professor distribuíram sementes de chia uniformemente em oito bandejas separadas usando diferentes métodos de plantio e as regaram diariamente. As sementes foram cultivadas em quatro substratos com diferentes níveis de difusão, irrigação diária e evaporação.
Uma semana depois, a pesquisa mostrou padrões semelhantes aos encontrados em ambientes naturais. É bom esse Turing.