Em Cerro Branco, interessados em parar de fumar podem contar com tratamento na rede municipal de saúde, com grupos de apoio de combate ao tabagismo. As inscrições para o Grupo de Apoio ao Tabagismo estão abertas até esta segunda-feira, e podem ser feitas nos dois postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município, com Cláudia Radtke (unidade 1) e Kelly Becker (unidade 2). A avaliação médica será realizada nesta terça-feira, no turno da manhã, com o médico clínico geral Everton Wouters Vieira, no ESF1.
O programa consiste em 12 encontros, sessões estruturadas e de manutenção, com o objetivo de auxiliar o tabagista no processo de cessar o hábito de fumar. O Município disponibiliza medicamento, adesivos e práticas integrativas e complementares para auxiliar no processo.
Uma equipe multidisciplinar complementa o tratamento com consultas individuais, momento no qual pode ser detectada a necessidade do uso de medicamentos.
Saiba como participar
Após o cadastro, a unidade de saúde receberá a informação de que há pessoas que desejam parar de fumar naquela área de abrangência. Será feito contato com o usuário para agendar consulta de avaliação.
Quem quiser obter informações a respeito do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município deve procurar a unidade de saúde de referência.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) articula a Rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco.
O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.
A expectativa é de que o controle do tabagismo possa contribuir para prevenir e/ou evitar 45% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doenças respiratórias crônicas, 25% das mortes por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer.