Vacina está disponível nos postos de saúde de Cachoeira do Sul. Foto: Arquivo/OC.
Começa nesta segunda-feira (10) a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023. Segundo a Secretaria da Saúde de Cachoeira do Sul, nesta etapa inicial, a imunização atingirá todos os grupos prioritários, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e seis anos de idade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
De acordo com estimativa do Governo Estadual, os públicos elencados como preferenciais representam 95% da meta prevista para a ação. A campanha, que deve seguir até 31 de maio, tem como público-alvo 41.667 residentes na cidade.
IMPORTANTE
O imunizante estará disponível em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde, com exceção da EAP Marina, que enfrenta instabilidade elétrica, o que põe em risco a conservação adequada das vacinas. Para organizar melhor o atendimento à população, os postos de saúde estarão distribuindo fichas por ordem de chegada a partir da segunda-feira. O Núcleo Estadual de Imunizações deve anunciar nos próximos dias a data que será eleita como o Dia D da vacinação em todo o RS.
Posto de Saúde da Marina temporariamente sem vacinação
A Estratégia de Atenção Primária (EAP) Marina não estará oferecendo o serviço de vacinação devido a uma instabilidade elétrica que põe em risco a conservação adequada das vacinas.
PONTOS DE VACINAÇÃO DA GRIPE
10 de abril a 31 de maio
Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde
Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
GRUPOS PRIORITÁRIOS
* Idosos de 60 anos de idade ou mais;
* Crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados);
* Gestantes e puérperas;
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas (a partir dos 6 meses de idade);
* Profissionais das forças de segurança e salvamento;
* Profissionais das forças armadas;
* Pessoas com doenças crônicas ou com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos;
* Trabalhadores portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Fonte: Ascom/Saúde – Viviane Souza