#ProconRSExplica: o que fazer diante de sinais de golpes e fraudes no momento da compra?

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#ProconRSExplica: o que fazer diante de sinais de golpes e fraudes no momento da compra?
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6 de abril de 2023 - Golpes cibernéticos


O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes. O objetivo da medida é tornar a população mais atenta aos sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar as compras. As dicas são pertinentes às compras em lojas virtuais.

De acordo com o departamento da SJCDH, as vítimas de golpes e fraudes devem contatar diretamente uma Delegacia de Polícia. Além disso, o Procon RS ressalta que, ultimamente, houve aumento da procura por órgãos de segurança em decorrência de golpes, principalmente contra idosos em razão de ser uma população mais vulnerável quando o assunto são meios tecnológicos.

1 – Fique atento ao endereço divulgado pela empresa

Quando as pessoas buscam adquirir produtos por meio da internet, recomendamos que utilizem somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque este é um indício de que o portal eletrônico é verídico.

2 – Verifique se o site possui uma conexão segura

Antes de realizar uma compra em loja virtual, verifique se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Este símbolo indica que a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.

3 – Em ligações ou aplicativos de conversa, não envie seus dados pessoais

Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou serviço, evite passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida, dirija-se ao estabelecimento físico, como agências de bancos.

4 – Denuncie toda e qualquer prática abusiva que se deparar durante as compras

Caso você verifique alguma prática abusiva ou se sentir lesado após uma compra, você tem direito a exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. O serviço de atendimento eletrônico do Procon RS está disponível 24h e o nosso tira-dúvidas no WhatsApp está ativo das 10 horas às 16 horas de segunda-feira a sexta-feira pelo número (51) 3287-6200.

Da mesma forma, o Procon RS adverte: se você for vítima de um golpe, deverá imediatamente registrar uma ocorrência na Delegacia On-line ou procurar a Delegacia de Polícia mais próxima.