23 de março de 2023 - Bartolomeu Senac

O processo de avaliação de desempenho passa a ser uma ferramenta de gestão do desempenho, sendo assim o processo mais amplo e completo fica por conta da gestão com o intuito de ser gerido de forma não isolada, mas sim abrangente nas atividades laborais. Logo, estas nomenclaturas e conceitos não são sinônimos.

Perante a relevância do processo e da escassez de informações pertinentes sobre avaliação de desempenho podemos ressaltar que os resultados deste processo avaliativo tomam por base ser efetivo para a otimização do ambiente corporativo e para o desenvolvimento humano caso tenhamos todos os dados possíveis para o tratamento da devida gestão.

Mas afinal o que é avaliação de desempenho?

É um processo para mensurar o índice de baixa ou alta performance dos envolvidos relacionados a entrega, ou seja, a produtividade e as expectativas geradas sendo realizada com base no desempenho individual ou em grupo no período levado em consideração. A equalização da produtividade deve embasar ações de desenvolvimento humano dentro da organização para fins de potencializar cada um dos indivíduos. A congruência das expectativas passa estar relacionada as responsabilidades da função, das metas estipuladas do cargo e das características culturais da empresa.

Assim, o processo A&D torna-se uma excelente aliada para o setor de RH promovendo o aumento da produtividade, aprimorando a qualidade da entrega do trabalho e estimulando maior transparência no quesito expectativa com o intuito de termos trabalhadores com alta performance em prol do ambiente corporativo.

Qual é o objetivo da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho tem como objetivo mensurar a entrega produtiva de um profissional ou time da organização para transferir colaboradores de baixa performance para o grupo de alta performance e estes que já se encontram no grupo de alta performance retê-los e mantê-los. Em análise a área de RH avalia as posições de desempenho deste profissional, estimula o engajamento, faz investimentos em T&D, realiza previsão de turnover para aqueles casos com alta rotatividade e registra os resultados desempenhados para progressões e promoções da gestão do plano estratégico de cargos e salários.

Além disso, o RH trabalha com metas claras para que as execuções estejam condizentes com a expectativa esperada pela organização fundamentada em processos de avaliação de desempenho para ter ciência se a empresa está na direção correta ao alcance dos planos traçados e almejados.

Como funciona uma avaliação de desempenho?

Há diversas metodologias para que possamos implementar nas empresas o processo de avaliação de desempenho e deste modo este trabalho funciona através de algumas etapas, mais precisamente citarei duas para termos compreensão.

Dentre as etapas podemos citar a primeira que passa a ser implantada em formato periódico através de sessões de retroalimentação ou retorno de informações de um processo entre o avaliador e o avaliado mais notório também como avaliação de 90º que corresponde como objetivo crucial ter um diálogo aberto para que o avaliado possa trazer as experiências que obteve com as suas metas, que ficou confiado a ele, com o intuito de aprimoramento de sua matriz cultural de produção ou entrega em contribuição para as próximas metas provisionadas.

Perante a segunda etapa o tratamento passa a ser levado em consideração a resolução de uma determinada problematização e desta vez não somente ter um diálogo aberto e próximo, mas sim buscar identificar as intempéries, ou seja, as rupturas que se possa ter em um processo. Para este fim passa a ser avaliados os pontos que se tornam padrões ou que precisam de correções para aqueles casos que haver necessidade com o propósito de aumentar o desempenho do indivíduo. Dessa forma é factível promover a otimização esperada dos processos para a empresa sem desestimular os profissionais.

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

Os benefícios da gestão e avaliação de desempenho traz alguns desdobramentos que vêm à mente como um meio solidificado e com tenacidade expressando a satisfação da espera de um resultado com acurácia. Segue cinco benefícios da avaliação de desempenho:

  1. Promover transparência: A avaliação de desempenho estimula às percepções através de feedback gerando como retorno a transparência nos processos avaliativos.
  2. Proporcionar o retorno: As pessoas precisam de retorno sobre suas atividades, para saber o que manter e o que deve ser tratado com uma ação corretiva.
  3. Direcionar a performance: Com os indicadores de performance podemos desmistificar através das avaliações de desempenho dentro dos programas de desenvolvimento seja de coaching ou PDI as posições que os trabalhadores performam em seus cargos constatando se estão trilhando na direção correta ou errada.
  4. Estabelecer base para as decisões: Os levantamentos de dados por meio das avaliações de desempenhos são substanciais para as tomadas de decisões que envolve os indivíduos nas progressões, promoções, realocações e também nos processos admissionais e demissionais. Torna-se assim uma chancela nas decisões que muitas vezes passam por dúvidas, subjetividade ou impressões pessoais não tão claras.
  5. Maturação do negócio: A A&D promove esta forma de atuação estratégica dentro da gestão de pessoas baseado em dados e fatos com a intenção de reconhecimento de um olhar humano e também voltado ao negócio para buscar nas decisões das avaliações aplicadas mais precisão e acurácia.

 

Currículo do docente:

Bartolomeu Machado Júnior é Técnico em Contabilidade, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Administração de Negócios, especialista em Administração Pública, especialista em Docência para Educação Profissional – Consultoria para estratégias em negócios.