Na próxima segunda-feira, o deputado estadual Zé Nunes (PT) estará em Cachoeira do Sul com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hiratan Pinheiro. Na pauta, a Ponte do Fandango. O encontro será às 15h30, na Câmara de Vereadores, com debate aberto à comunidade.
A Ponte do Fandango enfrenta problemas de rachaduras na sua estrutura, além de centralizar dificuldade para os caminhões que precisam se deslocar pela balsa, bem como para o transporte diário de carros e ônibus.
Em 2022, a informação que Zé Nunes teve por parte do Dnit era que até o final de 2022, a empresa, por edital de licitação, estaria contratada. Após isso, a execução da obra está estimada em 18 meses. É importante salientar que ainda não havia previsão de destinação de recursos para essa obra, nem pelo governo federal, o mais adequado, nem por outra fonte. Os recursos existentes são para reparos, e não para uma reabilitação ou construção de outra ponte.
Foi solicitado ao Dnit, a disponibilização de placas de sinalização nas entradas da cidade, para que não se repita os problemas de tráfego pesado, que muitas vezes insiste em cruzar a ponte. Também ficou acordado abrir um diálogo com o Comando do Exército no RS, buscando que eles possam se comprometer em ajudar nos reparos na ponte, numa parceria com o Dnit e a Prefeitura.
Em janeiro deste ano, Zé Nunes tratou da situação da ponte com o ministro dos Transportes Renan Calheiros Filho, que estava em visita ao RS.