Famílias aguardam há um ano solução para alagamentos de suas casas

Por
Famílias aguardam há um ano solução para alagamentos de suas casas
CACHOEIRA DO SUL
3 de março de 2023 - obra sem fim

Obra de canalização pluvial não resolve o escoamento da água da chuva. Fotos: Cacau Moraes.

Descaso. Desta forma, os moradores da Rua Borges de Medeiros, no Bairro Frota, em Cachoeira do Sul, definem o tratamento dado pela Prefeitura com relação a uma obra de canalização pluvial. Neste mês, completa um ano de espera e, neste meio, a cada chuva as famílias se deparam com as casas alagadas, porque o que foi feito até agora não permite o correto escoamento da água.

Nesta quinta-feira (2) à tarde, devido à chuva mais uma vez as famílias se depararam com a inundação, que em alguns pontos, chegou a metro de altura provocando correria, preocupação e prejuízo.

“É um transtorno, uma dor de cabeça constante porque a obra não foi concluída”, define um morador que tem sua moradia afetada pela inundação. Ele disse que a tubulação colocada para escoar a água da chuva tem diâmetro pequeno e, além disso, as bocas de lobo colocadas na rua causam infiltração com danos à pavimentação e às calçadas.

A obra na Rua Borges de Medeiros iniciou em março do ano passado depois que aconteceu o entupimento de uma canalização, que cruzava por baixo de uma casa e levava a água para uma sanga localizadas nas proximidades. Na época, a Secretaria de Obras resolveu descartar esta tubulação e decidiu construir uma nova.

A partir daí, os transtornos aumentaram. Neste meio tempo, houve troca de secretário de Obras, a obra parou por um longo período, depois foi retomada, no entanto, os problemas continuam. A Rua Borges de Medeiros é cortada por uma tubulação que desce do centro até chegar a uma sanga. A obra que foi refeita é criticada pelos moradores, porque os alagamentos são constantes.

TEM MAIS

Na mesma rua, as famílias reclamam de falta de cuidado com o cruzamento com a Rua General Osório. No local, o asfalto cedeu, foram colocados cavaletes para sinalizar, no entanto, com as últimas chuvas aumentou e erosão. O risco, conforme as famílias, é o surgimento de uma enorme cratera no local.

AS OBRAS

A Secretaria de Obras análise a situação da Rua Borges de Medeiros e a equipe técnica da pasta era verificar os motivos dos constantes alagamentos às moradias.