Movimento Nacional pela Vacinação é lançado em Cachoeira do Sul

Por
Movimento Nacional pela Vacinação é lançado em Cachoeira do Sul
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
27 de fevereiro de 2023 - Bivalente 4

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação, com o propósito de retomar as altas coberturas vacinais no país. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui imunização contra a Covid-19 e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas.

O objetivo do Governo Federal é retomar os índices de cobertura que sofreram quedas nos últimos anos e, nesta primeira etapa, o trabalho focará nas doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Em Cachoeira do Sul, onde a aplicação do imunizante bivalente teve início no último dia 15, junto aos residentes de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), o total de 710 doses da Pfizer – devidamente atualizadas para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron – já foi distribuído até a última sexta-feira (24).

Com a reposição de novo lote de imunizantes pelo Governo do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou, ainda na quarta-feira passada, a aplicação do reforço bivalente também para pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos.

Atualmente, a vacinação específica acontece nos três maiores postos de saúde da cidade – EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano. Para receber essa nova dose (já houve duas doses destinadas ao controle do coronavírus e mais dois reforços monovalentes), a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O Ministério da Saúde planejou a vacinação em fases, sendo que nelas foram estabelecidos os grupos prioritários à imunização. Ficam para a 2ª etapa, prevista para março, os idosos compreendidos na faixa entre 60 e 69 anos de idade.

BALANÇO DA BIVALENTE NA CIDADE

* números contabilizados pela SMS até sexta-feira (24/02)

ILPIS – 386 doses
Domicílio (pacientes acamados) – 18 doses
EAP Central – 141 doses
EAP Centro Social Urbano – 102 doses
EAP Marina – 63 doses
Total – 710 doses

VACINAÇÃO E PÚBLICOS

1ª Fase: Residentes em instituições de longa permanência para idosos, pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos

Locais: EAP Central (prédio do INSS), EAP Marina e EAP Centro Social Urbano
Horário das salas de vacinação: 7h15 às 11h45 e das 13 horas às 15h30